Você não conseguirá ignorar os efeitos da mudança climática após assistir a este documentário

Toda sexta-feira, recomendamos um filme para assistir no fim de semana. Hoje, Thessaly La Force, editora de cultura do Vogue.com, recomenda um documentário recente sobre as mudanças climáticas que a deixou pensando em sua própria pegada de carbono.

Na outra noite, meu noivo e eu assistimosPerseguindo gelo,um documentário inspirador (e irritante) sobre as mudanças climáticas. James Balog foi apenas um fotógrafo da natureza premiado que viu que nosso planeta estava mudando drasticamente para pior - as espécies estavam morrendo, as geleiras derretendo, o nível do mar subindo. Balog entendeu, também, o poder que uma imagem pode ter na imaginação do público. Especialmente devido à quantidade absurda de barulho político que ofusca alguns dos fatos mais alarmantes: a temperatura global aumentou mais de um grau Fahrenheit no século passado; os níveis globais do mar aumentaram aproximadamente 23 centímetros, em média, nos últimos 140 anos.

Então Balog - junto com uma equipe de assistentes saudáveis ​​dispostos a enfrentar todos os tipos de condições climáticas extremamente desagradáveis ​​- começa a instalar câmeras temporizadas na Groenlândia, na Islândia e nos Estados Unidos. Seu plano é realmente mostrar o degelo gradual e irreversível das maiores geleiras do nosso mundo. Se você acha que é fácil colocar câmeras temporizadas em regiões remotas da Groenlândia, pense novamente - equipamentos de câmeras volumosos estão literalmente aparafusados ​​e amarrados à terra. Mas contra todas as probabilidades, a missão acaba sendo bem-sucedida. E quando as imagens são costuradas, é de partir o coração assistir. As geleiras se esvaziam como balões tristes, grandes pedaços de seu gelo se quebrando e flutuando no oceano. (O termo adequado para esse efeito, eu aprendi, éparto—Uma escolha de palavras que considero mais generosa, pois parece implicar que a grande geleira está gerando uma pequena, quando, na verdade, estamos perdendo as duas!)

E Balog está certo - imagens são mais poderosas do que palavras. No final da noite, resolvi que meu noivo e eu deveríamos nos tornar vegetarianos e só viajar a pé ou de bicicleta. Mas essas ações, em geral, são relativamente - e tragicamente - inúteis. Nosso planeta precisa de nossa ajuda. E, infelizmente, como o documentário articula com inteligência, o tipo de mudança necessária é em nível internacional e legislativo. Os Estados Unidos precisam ratificar o Protocolo de Kyoto. As emissões de carbono de países como China, Estados Unidos, Índia e União Europeia precisam ser verificadas em grande escala. Seria mais deprimente se não houvesse tanta beleza emPerseguindo gelo.E se o otimismo de Balong em fazer a coisa certa não me capacitasse a tentar fazer o mesmo com minha própria pegada de carbono.

Contente