A AOC ajudará a derrubar outro poderoso democrata de Nova York?

Dois anos atrás, Alexandria Ocasio-Cortez era um organizador comunitário pouco conhecido. Em uma virada que quase ninguém previu, ela derrotou o congressista Joe Crowley, então em quarto lugar, o democrata na Câmara, nas primárias de Nova York. Eventualmente, ela ganhou a cadeira para si mesma e se tornou uma estrela política nacional no processo.

A história se repetirá nesta terça-feira?

Entre as disputas mais acirradas nas primárias de Nova York deste ano - que consistirão tanto nas eleições locais quanto na disputa democrata oficialmente decidida para presidente - está a cadeira no Congresso ocupada por Eliot Engel, o poderoso presidente do comitê de relações exteriores . O congressista de 73 anos, eleito pela primeira vez em 1988, enfrenta uma difícil disputa nas primárias de Jamaal Bowman, um ex-diretor do ensino médio do Bronx afro-americano que Ocasio-Cortez endossou no início deste mês.

“Este momento requer liderança renovada e revitalizada em todo o país E nas urnas”, escreveu a congressista em uma série de tweets em 3 de junho. “Jamaal dedicou a última década de sua vida servindo sua comunidade como diretor de escola e servidor comunitário . ” Acrescentou AOC: “Jamaal não é apenas um profundo líder comunitário, mas acredito que ele seria um colega fantástico na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos”.

Em seu próprio tweet, Bowman agradeceu à congressista em primeiro mandato por seu apoio, dizendo: “Uau, estou muito grato por este endosso”. Ele acrescentou que o 'compromisso de Ocasio-Cortez com os trabalhadores de todas as origens, sua presença engajada e seu compromisso com um Partido Democrata mais responsivo me inspiraram imensamente'.

Bowman também é apoiado pelo Justice Democrats, o grupo de ação política de base que desempenhou um papel fundamental na vitória do AOC em 2018.

“Três anos atrás, quando desafiamos Crowley, todos nos disseram que éramos loucos e que era impossível”, disse recentemente ao Politico Waleed Shahid, diretor de comunicações do Justice Democrats. “Muitas pessoas nos disseram a mesma coisa sobre Engel. Você nunca sabe o quão vulnerável alguém é até que esteja realmente fazendo campanha. ”

Em uma surpresa, oNew York Timestambém endossou Bowman, dizendo que foi uma das principais disputas estaduais em que “o atual representante perdeu o fogo para lutar por seus eleitores em casa e em Washington” e uma mudança geracional era necessária. “Em um distrito que precisa de nova energia, o Sr. Bowman a trará,” oVezesescreveu.

“É como B.C. e A.D. — antes e depois do AOC ”, disse Ritchie Torres, um legislador estadual que concorre no vizinho 15º Distrito, ao * Washington Post *. “No mundo pós-AOC, a incumbência não é mais um direito, não é mais uma garantia de um cargo eletivo.” (Torres também pegou umVezesendosso para sua corrida, um campo lotado para substituir o representante que se aposentou, José Serrano.)

Ocasio-Cortez está na verdade recebendo um desafio vigoroso em sua própria corrida da ex-âncora da CNBC Michelle Caruso-Cabrera, cujo principal problema parece ser o papel que a AOC desempenhou no bloqueio de uma sede da Amazon no Queens. Mas as chances são grandes de que a AOC caia na derrota na terça-feira, dada sua crescente estatura nacional e o fato de que até o presidente Donald Trump parece impressionado com suas habilidades políticas. Enquanto oNew York Timesapontou em seu endosso a ela, Ocasio-Cortez pode não ter despendido tanto tempo em questões locais quanto seus constituintes esperam e desejam, mas “ela ajudou a construir um movimento nacional progressista, tornando-se uma voz de liderança nas mudanças climáticas, desigualdade de renda e policiamento racista. ”

Na verdade, a AOC também está se mostrando uma força eleitoral fora de Nova York. Na terça-feira, os democratas de Kentucky escolherão um candidato para desafiar o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, enfrentando talvez sua disputa mais difícil desde que foi eleito pela primeira vez em 1984. Até recentemente, a favorita democrata (e ainda a ligeira favorita nas primárias de hoje) era Amy McGrath, uma piloto de caça aposentada do Corpo de Fuzileiros Navais que arrecadou milhões de dólares para sua campanha. Mas nas últimas semanas, Charles Booker, membro da Câmara dos Representantes de Kentucky e o mais jovem legislador negro do estado, surgiu como um candidato surpresa. O assassinato de Breonna Taylor por vários policiais que invadiram seu apartamento em um agora proibido “mandado de prisão preventiva” fez de Louisville um epicentro dos protestos Black Lives Matter. Booker esteve em muitas dessas marchas e protestos, elevando dramaticamente seu perfil nos dias finais das primárias.

Endossos recentes também estão ajudando sua raça. Bernie Sanders disse em um e-mail aos apoiadores no início de junho que “Charles mostrou liderança ao aparecer na linha de frente”. A AOC expressou seu apoio horas depois que Sanders fez seu anúncio. “Charles Booker (@ Booker4KY) está concorrendo ao Senado e construindo o tipo de coalizão de princípios, inclusiva e vencedora em Kentucky que pode inspirar mudanças positivas”, twittou Ocasio-Cortez. “O Senado dos EUA será um lugar melhor com ele. Tenho orgulho de apoiá-lo. '

Em um comunicado divulgado logo depois, Booker disse: “Esses endossos são mais uma prova de que nossa visão de erradicar a pobreza, liderar em mudanças estruturais e elevar todas as pessoas é a mensagem certa no momento certo. Venceremos esta primária, venceremos Mitch McConnell e transformaremos nosso futuro. ”