Por que uma caminhada diária à tarde de 8 minutos pode mudar sua vida

Dar um passeio rápido para limpar a cabeça ou encontrar inspiração dificilmente é uma ideia nova, mas agora, há evidências empíricas para apoiar que uma curta caminhada estimula o pensamento criativo. Então, por que, em uma das primeiras tardes de 70 graus do ano, estou dentro de casa, sentado no mesmo lugar com meu laptop que estava às 8h?

Como escritor que mora em Bushwick, Brooklyn, normalmente uso sair de casa como recompensa - mas, na maioria das vezes, vivo dias no prazo sem me afastar do laptop. Esta semana, no entanto, me comprometi com um experimento, cujo objetivo é começar a ver a caminhada como uma importante fonte de estímulo durante o dia de trabalho.

O estudo que me servirá de inspiração, publicado no mês passado noJournal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognitione relatado emO jornal New York Times,fez com que os sujeitos caminhassem por blocos de oito minutos e, em seguida, testassem sua capacidade de brainstorming e pensamento criativo. De acordo com Marily Oppezzo - que teve a ideia do estudo como um Ph.D. aluna da Universidade de Stanford enquanto saía para uma caminhada com seu orientador - os sujeitos foram então convidados a pensar em tantos novos usos quanto pudessem para um botão. Após a caminhada, os alunos de graduação do estudo aumentaram sua produção inovadora em 60 por cento.

Visto que passo muito do meu tempo escrevendo sobre moda, gostaria de pensar que teria sido particularmente bem-sucedido nesse brainstorm de botões, mas, após alguns dias de meu experimento, fica claro que apenas sair pela porta para o caminhar é o verdadeiro exercício mental. Fico esperando um momento em que percebo uma necessidade genuína para isso - um caso matinal de bloqueio de escritor, por exemplo - ou um momento puro em que sei que não vou perder um e-mail. Mas depois de falar com Oppezzo ao telefone (como nutricionista, treinadora e instrutora de ioga, ela também se especializou no que chama de “intervenção motivacional”), percebi que a maneira como penso sobre a caminhada precisa mudar.

Em vez de usar esses oito minutos (ou mais) como uma oportunidade para meditar sobre uma solução específica para um problema, Oppezzo explica, caminhar deve ser um momento para deixar sua mente vagar sem um filtro. Isso também é conhecido como pensamento analógico e “a melhor recomendação é não julgar suas ideias”, diz ela. “Não filtre!”

Os resultados podem ser poderosos se você estiver caminhando sob o sol perfeito da hora dourada em Griffith Park, Los Angeles (o local da minha última e realmente ótima caminhada, durante a qual um amigo e eu discutimos nossos objetivos pessoais para o ano), fazendo um uma pequena volta pela Times Square ou fazendo trilhas em um escritório atapetado e lotado de cubículos. Mesmo em uma esteira, em “uma pequena sala com ruídos de construção e uma fenda da janela” ou na chuva torrencial - ambos ambientes para caminhadas no escritório - o mero ato de andar aumentava a criatividade.

Em volta doVogaescritórios, os efeitos de desanuviamento da mente de um passeio programado são bem documentados no sentido menos oficial. Editor de notícias de moda Emily Holt compara sua constituição diária a um 'banho para a mente', enquanto editora colaboradora Lynn Yaeger é conhecido por cruzar a cidade e voltar a pé entre os prazos. Um pouco de investigação revela que Vladimir Nabokov, Constantin Brancusi, Virginia Woolf, John Muir e Friedrich Nietzsche eram todos grandes caminhantes, assim como Steve Jobs - um homem cujos instintos visionários justificam sair regularmente. Prova definitiva de que oito minutos podem ser a coisa certa para ajudá-lo a encontrar seu fundamento criativo.