Precisamos falar sobre o Tupac

• Tupac
  • No Club USA em Nova York em 1994

O legado cultural de Tupac Shakur, que hoje completaria 45 anos, é inquestionável. Desde os dias de glória do hip-hop da Costa Oeste, o rapper tem sido um ícone do cool com consciência social. Suas palavras são citadas, sua imagem ainda está estampada em tudo, de moletons a outdoors, e os frequentadores do Coachella pagarão de bom grado apenas para ver seu holograma. Embora seja impossível reduzir o apelo de Shakur a uma tendência, seu estilo pessoal distinto serviu para influenciar incontáveis ​​artistas e designers. Em uma era obcecada por streetwear e nostalgia dos anos 90, Shakur serve como uma das melhores fontes de inspiração. Designers como Laurence Chandler e Joshua Cooper da marca de roupas masculinas de Nova York Rochambeau cresceram imersos na música de Shakur e a referenciaram em sua coleção de outono, enquanto a roupa masculina de Alexander Wang acenou com a cabeça para o visual do artista várias vezes. A atual geração de criativos obcecados pelos anos 90 muitas vezes presta homenagem sem nem mesmo tentar - você pode realmente mandar macacões folgados e moletons pela sua passarela sem dar crédito a Tupac?

Mesmo durante sua vida, Shakur foi um criador de tendências, ajudando a trazer de tudo, desde botas Timberland até jeans Carhartt para o mercado principal. Naturalmente, a moda tomou nota, com Gianni Versace convidando-o para os shows de Milão para apresentar 'California Love' enquanto enfeitado com um dos ternos dourados do designer, e Shakur abriu o caminho para a aliança entre a moda e o rap que veria o hip-hop estrelas se tornando o rosto de marcas sofisticadas. Mesmo sem brindes e artigos de luxo, Shakur criou um estilo que resistiu ao teste do tempo. As características de seu visual - uma bandana amarrada na nuca, o moletom largo Karl Kani, chapéus, moletons, botas de operário e camisetas esportivas - poderiam ser retirados hoje e ainda estar na moda. A atemporalidade das peças fala não apenas de previsão, mas também do poder contínuo de um pioneiro. Quando você vê Rihanna fazendo sua própria tatuagem “Thug Life”, ou Justin Bieber misturando suas peças de Fear of God com uma camiseta de show do Tupac, isso mostra a estima com que a geração atual ainda vê Shakur. Um símbolo, não apenas da moda, mas de autenticidade, rebelião e o poder da música - Shakur certamente exercerá influência por muitos anos.