The Cry é o programa de TV do pesadelo de todos os pais - e inegavelmente atraente

Certa vez, ouvi um famoso escritor de ficção aconselhar um público de aspirantes a autores a pensar no que mais os assustava no mundo e a escrever sobre isso. Ela não estava falando sobre vampiros; este era um escritor preocupado com as domesticidades e males banais que se insinuam em uma existência confortável.

Helen FitzGerald, a romancista que escreveuO choro, o livro no qual o novo drama da BBC - atualmente transmitido no Sundance Now - se baseia, parece ter tirado uma página do manual deste escritor. 'Você consegue pensar em algo pior?' pergunta Joanna, a protagonista de olhos vazios interpretada por Jenna Coleman. Seu bebê desapareceu de um carro estacionado sem deixar rastros, e não há ninguém para culpar a não ser ela mesma. Ela o deixou lá para pegar alguns absorventes internos em uma loja da esquina.

Esta, pelo menos, é a premissa ostensiva do drama, que ocupou o espaço de tempo de alto perfil desocupado porEscoltaquando esse programa terminou sua série recorde no Reino Unido. O rescaldo daquele grande sucesso (pelo menos no Reino Unido) empresta um pouco de brilho de prestígio paraO choro, no qual ele funciona perfeitamente. O show é lindamente filmado - alternando entre o brilho desbotado de Melbourne, Austrália, e os cinzas rochosos da Escócia. E os dois personagens centrais, Joanna e o pai de seu bebê, Alistair (a fabulosa Ewen Leslie, sua barbuda masculinidade a apenas alguns graus finamente calibrados), são interpretados de forma convincente, alinhavando sua dor e devastação apenas com o mais sutil sugestão de suspeita. Eles sabem mais sobre o desaparecimento do bebê do que estão deixando transparecer? Foi um erro momentâneo - ou há algo mais sinistro acontecendo? (Tanto a configuração devastadora quanto a dinâmica de apontar o dedo que se segue são uma reminiscência do caso da vida real de Madeleine McCann, a criança de 3 anos que desapareceu da cama enquanto sua família estava de férias na Espanha.)

O programa foi criticado quando estreou na Grã-Bretanha devido ao ritmo inconstante da trama. Na verdade, delinear o primeiro episódio levaria a um emaranhado que faz mais sentido explicá-lo de forma mais direta. Alistair, um poderoso guru de relações públicas, conhece e corteja a jovem professora primária Joanna, esquecendo-se de dizer a ela que é casado e tem um filho. Essas verdades inconvenientes - a esposa, Alex, e a filha, Chloe - pegam Alistair e Joanna, e então Alex foge com Chloe de volta para a Austrália, onde ela e Alistair cresceram. Avance (e retroceda) algumas vezes, e Alistair revela a Joanna - que deu à luz seu filho recentemente, um menino chamado Noah - que pretende ir para a Austrália e resgatar Chloe. Joanna e o recém-nascido acompanham o passeio.

Jenna Coleman e Ewen Leslie em The Cry

Jenna Coleman e Ewen Leslie emO choroSundance agora

Pode-se assistir a esse enredo como pano de fundo para uma narrativa mais tranquila envolvendo Joanna e as pressões da maternidade.O choroé a irmã sinistra de muitos 'mom-coms' que estreou no ano passado na televisão, programas comoSMILF,The Letdowne Sharon Horgan'sPátria, que representam inadequações para as risadas, mas não se intimidam em enfatizar os elementos exaustivos, nojentos e emocionalmente opressores da maternidade. Mas onde esses programas têm uma espécie devocê pode acreditar como bobo!atitude em relação às indignidades dos pais,O choroolha um pouco mais de perto como a indignidade de uma mulher é o desastre de outra. Um bebê que chora durante quase 30 horas de voo enquanto seu pai cochila pacificamente com protetores de ouvido e máscara de olho no lugar é algo do qual você poderá rir quando terminar? Ou é o tipo de experiência que deixa você com uma sensação duradoura de que você simplesmente não está à altura da tarefa mais importante que já recebeu.

Os revisores foram solicitados - como sempre são - a não revelar detalhes da trama, mas apesar do desaparecimento chocante e das aberturas de que os personagens centrais podem estar escondendo coisas, este não é um show que se move particularmente rápido. Em vez disso, ele se concentra nesses momentos de claustrofobia e desespero, na paternidade e na parceria, com atenção especial para os fardos que Joanna é solicitada a carregar por conta própria. “Ele ganha o dinheiro; ele usa protetores de ouvido ”, ela conta a um amigo em uma cena particularmente desagradável em que explica por que Alistair nunca acorda para ajudar nas mamadas noturnas de Noah. O que torna esses momentos tão eficazes é que Alistair é um pai atencioso e amoroso quando está por perto. Ele não é o idiota ignorante e sem noção que paira no fundo de muitas mães. Mas ele também não está presente quando é realmente necessário.

O chorofaz uma série de reviravoltas na novela e reviravoltas ao longo de seus quatro episódios, desviando-se para o melodrama na metade que pode desanimar alguns espectadores. À medida que todo o horror da premissa se torna cada vez mais evidente, é cada vez mais difícil de assistir. Mas se você for capaz de suportar um cenário de pesadelo que nem mesmo o forte sol australiano pode iluminar, há um comentário convincente sobre os perigos de ser pai no coração escuro deO choro.