Os criativos que moldaram a American Apparel lançam uma nova marca - e ela é para todos

• Iris Alonzo e Carolina Crespo
  • Todo mundo
  • Esta imagem pode conter Calçado Sapato Vestuário Vestuário Pessoa humana Bata Jaleco e Barbora tefkov

Depois de definir a estética de sua geração - ou pelo menos, parafraseandoGarotasÉ Hannah Horvath,umestética deparageração - para onde você vai a partir daí? Essa foi a questão enfrentada por Iris Alonzo e Carolina Crespo no ano passado, quando ambas deixaram a American Apparel - onde trabalharam juntas como diretor de criação (Alonzo, por 11 anos) e diretor de gráfica e moda infantil (Crespo, por 15) - como parte da empresa mudança de regime infame. Afinal, Alonzo, como o ex-CEO Dov Charney, o estilo de sussurrar, ajudou a introduzir o jeans da mamãe, sobrancelhas grossas e uma sensibilidade do Memphis Group à moda dominante, enquanto Crespo, que projetou um logo AA inicial em um Kinko's em Sunset Boulevard, pode muito bem merecer algo pessoal crédito por trazer Helvetica de volta.

Mas, para ouvir a dupla contar, era a missão social da empresa que mais importava. “A única coisa que realmente amávamos na American Apparel era estar em uma fábrica todos os dias e trabalhar com tantas pessoas talentosas que podiam fazer algo do zero”, disse Alonzo em seu loft com paredes de vidro com vista para o desalinhado MacArthur Park de Los Angeles. “Nós pensamos,‘ temos todos esses recursos ao nosso alcance e essas pessoas estão desesperadas por trabalho. Como podemos fazer algo que utiliza todos esses grandes fabricantes que estão literalmente em nosso quintal? '”

Todo mundo

Foto: Harry Eelman

A resposta que eles encontraram é Everybody, uma plataforma direta ao consumidor lançada hoje que, fiel ao seu nome, leva o processo de design do estúdio para o mundo real. A cada semana, mais ou menos, o site lançará uma peça diferente criada por - ou inspirada por um item favorito de - um amigo diferente dos fundadores. Os participantes (haverá cerca de 25 por ano) são escolhidos de todas as esferas da vida - escritores, artistas, editores, fotógrafos, até mesmo um mestre de xadrez que jogou por 30 anos no parque do outro lado da rua de Alonzo - desde que não não treinou estilistas. “As pessoas sempre dizem:‘ Sempre procuro o macacão, o jeans ou o sapato perfeitos ’”, explica Alonzo sobre a gênese do projeto. “Trata-se de polinização cruzada e de trazer pessoas de todos os lugares para fazer essas coisas que estão perdendo em suas vidas.”

No caso de Everybody - como com outras start-ups de moda no ar - esse descritor abrange mais do que apenas roupas. O primeiro lançamento é um travesseiro corporal em forma de cobra em tecidos africanos estampados à mão, desenvolvido pelo colecionador de arte Jean Pigozzi - 'nosso item mais ultrajante e, de alguma forma, o mais popular até agora, mas é um produto realmente ótimo e confortável', diz Alonzo - enquanto ofertas programados para as próximas semanas incluem artigos de papelaria e utensílios de cozinha. Mas as roupas são o evento principal, e aquelas - feitas sempre que possível com fibras cultivadas organicamente ou recicladas - tendem para o tipo de silhuetas utilitárias com um toque que se pode desenterrar em um estande Rose Bowl ou em uma loja vintage de Paris. : jaquetas de trabalho, macacões, uma camisa xadrez e uma calça de moletom clássica modelada com base nos velhos hábitos do já citado mestre do xadrez.

Todo mundo

Foto: Harry Eelman

E porque Alonzo e Crespo também não se consideram designers de moda, eles estão contribuindo com suas próprias ideias para a mistura: também estreia hoje uma coleção básica de camisetas brancas bem pensadas em um corte clássico para homens e duas formas (slim e de mangas compridas; cortada e quadradão) para mulheres, costuradas a partir de uma camisa de algodão reciclado pós-industrial que Alonzo e Crespo desenvolveram do zero em uma fábrica na Carolina do Sul.

Tudo isso é alimento maduro para o que a empresa gosta de chamar de “conteúdo”: o site Everybody não só contará as histórias dos trabalhadores que fizeram cada vestimenta ou objeto, mas também se aprofundará na vida e no processo criativo de cada colaborador. “Não é apenas o travesseiro e não é apenas o cara que faz isso no Centro-Sul”, diz Alonzo. “É também a coleção de arte africana de Jean Pigozzi e selfies com Mick Jagger por volta de 1976 e sua casa Sottsass no sul da França.” E assim que o projeto começar, prometem os fundadores, os clientes regulares também poderão enviar ideias de design para inclusão. “Estamos muito interessados ​​na realidade, em oposição a uma espécie de fantasia imaginária”, diz Alonzo. “É uma experiência. Mas neste ponto, em termos de indústria da moda, vale tudo. ”

Esta imagem pode conter Vestuário Chapéu Vestuário Rosto Pessoa Humana e Barba

Contribuidor do designer Prakash Gokalchand, um mestre do xadrez. Foto: Harry Eelman