Nebulosa espetacular brilha forte na foto do céu noturno

Rho Ophiuchi Nebula Fr.

Nuvens coloridas aparecem perto da nebulosa Rho Ophiuchi nesta foto. O astrofotógrafo Tom O'Donoghue tirou essa imagem da Espanha no início do verão de 2011. Ele concluiu as imagens no verão de 2012, após um total de 25 noites. (Crédito da imagem: Tom O'Donoghue)

Cores brilhantes rodam e brilham na nebulosa Rho Ophiuchi, como pode ser visto nesta bela imagem do céu noturno.

O astrofotógrafo Tom O'Donoghue mudou-se da Irlanda para a Espanha para começar a fazer imagens deste nebulosa deslumbrante no verão de 2011. Vinte e cinco noites e dois verões depois, a imagem foi concluída.

'Originalmente, fiz 30 horas de exposições para esta foto em 2011, mas havia gradientes devido à nuvem baixa e à umidade que significava que quadros inteiros do mosaico de cinco quadros precisavam ser refeitos', disse O'Donoghue. 'Tive que esperar até este verão para obter mais 30 horas. Ao todo, essa foto levou 25 noites em dois verões para ser concluída.

O céu noturno entre a estrela brilhante Antares e a nebulosa Rho Ophiuchi parece muito colorido porque existem vários tipos de gás e poeira no espaço entre eles. Nuvens de gás produzem nebulosas de emissão avermelhadas, enquanto a poeira brilhante cria nebulosas de reflexão azuis. Rho Ophiuchi pode ser visto no centro da nebulosa azul.

Antares ilumina as nuvens vermelho-amareladas na metade inferior da imagem. A estrela é uma supergigante vermelha e um dos objetos mais brilhantes no céu noturno. O cluster globular M4 e Sigma Scorpii também podem ser vistos na imagem.

'É uma parte tão bonita do céu noturno, com cores brilhantes de vários tipos de nebulosas brilhando na frente de uma miríade de estrelas da Via Láctea', disse O'Donoghue.

O'Donoghue usou uma câmera Takahashi FSQ106N, ATK1100 CCD e montagem Takahashi EM200 com um refrator Takahashi de 60 mm com uma câmera ATK16 CCD para guiar no topo do FSQ. Ele usou filtros Baader Hydrogen Alpha e LRGB, que estão alojados em uma roda de filtro True-Technology.

Nota do editor: se você tiver uma foto incrível de observação do céu que gostaria de compartilhar para uma possível história ou galeria de imagens, entre em contato com o editor administrativo Tariq Malik em tmalik@space.com .

Siga SPACE.com para as últimas novidades no espaço Ciência e notícias de exploração no Twitter @Spacedotcom e em Facebook .