Atraso na aterrissagem da tripulação da estação espacial devido ao clima terrestre 'horrível'

Expedição 34

Kevin Ford, Oleg Novitskiy e Evgeny Tarelkin (da esquerda para a direita) estão programados para retornar à Terra na sexta-feira, 14 de março de 2013, após uma estadia na Estação Espacial Internacional. (Crédito da imagem: NASA)

Um astronauta americano e dois cosmonautas russos estão presos no espaço por mais um dia depois que a chuva congelante e a névoa na Terra os impediram de pousar na Ásia Central na quinta-feira (14 de março), disseram autoridades da NASA.

O mau tempo, que um oficial da agência espacial russa descreveu simplesmente como 'horrível', significa que o astronauta da NASA Kevin Ford e os cosmonautas Oleg Novitskiy e Evgeny Tarelkin tiveram que atrasar seu retorno da Estação Espacial Internacional por pelo menos 24 horas. Os três homens vivem no espaço há 141 dias e se preparavam para entrar em sua espaçonave Soyuz para um pouso nas estepes geladas do Cazaquistão esta noite.

'Estamos evitando pousar', disse o porta-voz da NASA, Rob Navias, durante os comentários da missão ao vivo. - Sem Soyuz pousando esta noite.

A chuva e a neblina no Cazaquistão não são uma ameaça para a espaçonave Soyuz e sua tripulação, disse Navias. Mas os helicópteros de resgate essenciais para resgatar os astronautas após o pouso não seriam capazes de chegar ao local de pouso devido às más condições climáticas. [ Veja as fotos da missão da estação espacial Expedition 34 ]

'Conversei com nossos colegas no Cazaquistão ontem à noite e o tempo está realmente horrível e foi tomada a decisão de não arriscar, e sugerimos que atrasemos o pouso.' disse o diretor de voo russo, Vlademir Solovyev, por meio de um tradutor da TV NASA.

Ford, Novitskiy e Tarelkin foram programados originalmente para desacoplar sua espaçonave Soyuz TMA-06M de fabricação russa no Estação Espacial Internacional hoje à noite às 20h30 EDT (00h30, 16 de março GMT), com pouso previsto para 23h56. EDT (0356, 16 de março GMT).

O pouso agora está programado para ocorrer na sexta-feira (15 de março) às 23h06. EDT (0306, 16 de março GMT), disseram funcionários da NASA.

Esta não é a primeira vez que o clima afeta o pouso de uma espaçonave Soyuz. Em 2009, outra nave Soyuz teve seu retorno à Terra atrasado por um dia porque as condições de neve no solo tornavam o pouso potencialmente inseguro.

Ford, Novitskiy e Tarelkin passaram quase cinco meses a bordo da estação. A missão é o segundo vôo espacial da Ford e a primeira viagem ao espaço de Novitskiy e Tarelkin.

Quando Ford e seus dois companheiros de tripulação partem da estação, três outros spaceflyers - Astronauta canadense Chris Hadfield , O russo Roman Romanenko e o americano Tom Marshburn - permanecerão a bordo do laboratório orbital para aguardar um novo conjunto de tripulantes.

Essa nova tripulação será lançada em 28 de março para transportar os cosmonautas Pavel Vinogradov, Alexander Misurkin e o astronauta da NASA Chris Cassidy para a estação espacial.

A NASA confia nos astronautas russos da balsa Soyuz entre a superfície da Terra e a órbita desde a aposentadoria do programa de ônibus espaciais da agência em 2011. Funcionários da agência espacial esperam depender de espaçonaves não tripuladas e não tripuladas de construção privada para transportar pessoas e cargas de e para a estação espacial.

Siga Miriam Kramer @mirikramer e Google+ . Siga-nos @Spacedotcom , Facebook e Google+ . Artigo original em SPACE.com .