Foto da história do espaço: Dispositivo de teste técnico ERC desenvolvido para missões Apollo

história do espaço, Apollo, NASA, pesquisa eletrônica

Um técnico testa um dispositivo para as missões Apollo no Centro de Pesquisa Eletrônica (ERC). (Crédito da imagem: NASA.)

Não, este não é um desastre biológico em formação. Nesta foto histórica da agência espacial dos EUA, um técnico testa um dispositivo que voou nas missões Apollo para medir partículas de cabine. O teste foi feito no Centro de Pesquisa Eletrônica (ERC) da NASA. Nunca ouviu falar do Centro de Pesquisa Eletrônica? Isso pode ser porque fechou há muito tempo.

O ERC estava localizado em Cambridge, MA, do outro lado da rua do MIT na Kendall Square (anteriormente Technology Square). Embora o único Centro da NASA já tenha fechado, o ERC na verdade cresceu enquanto a NASA eliminou programas importantes e cortou pessoal em outras áreas. Entre 1967 e 1970, a NASA cortou funcionários permanentes do serviço público em todos os Centros, com uma exceção, o ERC, cujo pessoal cresceu anualmente até seu fechamento em junho de 1970.

O ERC foi inaugurado em setembro de 1964, assumindo a administração de contratos, concessões e outros negócios da NASA na Nova Inglaterra do antecedente North Eastern Operations Office (criado em julho de 1962), e fechado em junho de 1970. Serviu para desenvolver as agências espaciais expertise interna em eletrônica durante a era Apollo. Uma segunda função principal era servir como um centro de treinamento de graduação e pós-graduação dentro da estrutura de uma aliança regional governo-indústria-universidade.

A pesquisa no ERC foi conduzida em dez laboratórios diferentes: orientação espacial, sistemas, computadores, pesquisa de instrumentação, óptica espacial, condicionamento e distribuição de energia, radiação de microondas, componentes eletrônicos, qualificações e padrões e sistemas de controle e informação. Os pesquisadores investigaram áreas como comunicações por microondas e laser; a miniaturização e resistência à radiação de componentes eletrônicos; sistemas de orientação e controle; conversão de energia fotovoltaica; dispositivos de exibição de informações; instrumentação; e computadores e processamento de dados.

A cada dia da semana, SPACE.com relembra a história do voo espacial por meio de fotos (arquivo).