Espaço e arte colidem na exposição em Nova York com o artista Ed Belbruno

Esta arte em pastel de Ed Belbruno foi pintada enquanto ele tentava encontrar uma trajetória eficiente para uma espaçonave lunar. A solução acabou surgindo das pinceladas. (Crédito da imagem: Edward Belbruno)

NOVA YORK - Ed Belbruno vive em dois mundos. Matemático que passou anos desenvolvendo trajetórias inovadoras na NASA e pintor talentoso, Belbruno parece habitar o espaço entre a ciência e a arte.

Até o final desta semana (dia 22/11), vocês podem conferir algumas das obras de Belbruno, que estão em destaque como parte das Constelações em Cor e Forma exposição inspirada na ciência e no espaço na Agora Gallery em Nova York. As pinturas que Belbruno expõe na exposição são recentes, dos últimos dois anos, disse ele à Space.com em uma exibição de 14 de novembro de 'Pintando o Caminho para a Lua', um documentário sobre a jornada de Belbruno pela ciência e pela arte, apresentado pelo astrofísico Neil deGrasse Tyson (que aparece no documentário).

Comparada com alguns de seus trabalhos anteriores, esta coleção é surpreendentemente abstrata, ao mesmo tempo que é simplista e poderosa. 'Normalmente, meu trabalho é ousado, é uma das minhas marcas registradas', disse ele. “Ficou muito mais abstrato. Comecei a usar muito mais o preto: usei o preto, porém, com cores de contraste muito brilhantes.

Relacionado: A Arte Cósmica de Edward Belbruno (Galeria)

Ed Belbruno e Neil deGrasse Tyson discutem espaço, ciência e arte na Agora Gallery em NYC em 14 de novembro.(Crédito da imagem: Chelsea Gohd / Space.com)

Ele acrescentou que não mudou seu estilo artístico e direção intencionalmente, apenas evoluiu naturalmente. 'Eu não defino a direção, a direção me define', disse ele.

A jornada de Belbruno na NASA e como artista não foi convencional, para dizer o mínimo. Depois de odiar a matemática quando criança, ele cita uma experiência assustadora com a droga (que ele não recomendaria e que o levou ao hospital e ao repouso na cama) como o início de seu amor pela matemática.

Com sua carreira na NASA, ele expandiu os limites do voo espacial ao desenvolver uma trajetória balística única que poderia colocar um objeto na órbita lunar com o mínimo de combustível. Nessa época, porém, Belbruno também pintava. No documentário e no evento da galeria, ele até explicou como o desenho e a pintura o ajudaram a realmente traçar a trajetória, enquanto fazia experiências em uma tela com linhas espiraladas e ousadas para conectar a Lua e a Terra.

'Electric Ergodic Motions' de Edward Belbruno (2010, óleo sobre tela, 30x40 polegadas).(Crédito da imagem: Edward Belbruno)

Espaço e arte

Belbruno não é o primeiro a conectar espaço e arte. Desde a famosa pintura 'Starry Night' de Van Gogh até 'The Wave', da astronauta da NASA Nicole Stott, que foi a primeira aquarela feita no espaço, houve uma conexão cósmica com as artes por incontáveis ​​anos.

Mas, embora todo artista possa não ter inclinação para se envolver com ciência e matemática, Belbruno sugere que, assim como ele descobriu, aqueles que trabalham em campos científicos podem se beneficiar por serem criativos.

Segundo ele, se as pessoas que trabalham nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia ou matemática) 'tivessem vontade de fazer [entrar nas artes] e quisessem fazer e realmente sentissem aquela paixão por fazer, e fizeram com a intenção de que ajudasse no trabalho científico deles, faria isso. '

Certamente que sim para Belbruno - pelo menos ele o descreve dessa forma. “A arte, eu acho, está extraindo muito mais criatividade por segundo do que a matemática. Então, quando você faz uma pausa com a matemática para a arte e volta para a matemática ou para a ciência, o que quer que esteja fazendo, você tem insights que nunca teria antes ', disse ele.

Siga Chelsea Gohd no Twitter @chelsea_gohd . Siga-nos no Twitter @Spacedotcom e em Facebook .

Tudo sobre o feriado espacial de 2019

Preciso de mais espaço? Assine a revista 'All About Space' com o título de nossa irmã para as últimas notícias incríveis da fronteira final! (Crédito da imagem: Tudo sobre o espaço)