Cientistas criam nuvens semelhantes às de Marte na Terra no antigo reator nuclear

Nuvens marcianas sobre a cratera de resistência

O Opportunity viu as nuvens marcianas sobre a cratera Endurance às 9h30 (horário de Marte) em 16 de novembro de 2004, seu 290º dia de missão. Semelhante às nuvens cirros na Terra, essas nuvens fazem parte de uma faixa que se forma perto do equador quando Marte está perto da parte de sua órbita mais distante do sol. (Crédito da imagem: NASA / JPL)

Os cientistas criaram nuvens como as de Marte em um antigo reator nuclear aqui na Terra.

Nuvens se formaram sob as condições da atmosfera de Marte em uma câmara de três andares na Alemanha depois que pesquisadores aumentaram a umidade para 190 por cento - quase o dobro do limite necessário para nuvens em nosso próprio planeta.

Esta descoberta deve ajudar a melhorar as previsões meteorológicas em Marte, que anteriormente eram prejudicadas por suposições baseadas no que sabemos da Terra, disseram os pesquisadores. [ As nuvens mais loucas da Terra: fotos ]

'Muitos modelos atmosféricos para marchar são muito simples ', disse o autor principal Dan Cziczo, professor de química atmosférica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em um comunicado. “Eles têm que fazer suposições grosseiras sobre como as nuvens se formam: assim que atinge 100% de umidade, bum, você começa a formar uma nuvem. Mas descobrimos que você precisa de mais para iniciar o processo. '

O rover Opportunity da NASA foi o primeiro a avistar pequenos nuvens em Marte em 2004. Do ponto de vista do rover em Meridiani Planum, as nuvens pareciam surpreendentemente com nuvens cirros na Terra e provavelmente eram feitas de gelo de água, disseram os pesquisadores na época.

O original

A equipe de Cziczo esperava entender melhor as condições em que essas nuvens ocorrem. A maioria dos experimentos ocorreu em um antigo reator nuclear em Karlsruhe, Alemanha, que agora é usado como a maior câmara de nuvem do mundo. A instalação, chamada de Interação e Dinâmica de Aerossóis na Atmosfera (AIDA), só fez simulações de ambientes terrestres antes.

Para tornar a câmara mais centrada em Marte, a equipe de Cziczo removeu todo o oxigênio da câmara e o substituiu por nitrogênio e dióxido de carbono, que constituem a maior parte da atmosfera do Planeta Vermelho. Como Marte é extremamente empoeirado, eles adicionaram partículas de tamanho e composição semelhantes às encontradas no Planeta Vermelho. A poeira é importante porque, como na Terra, o vapor de água penetra nessas partículas e forma nuvens.

Como controle, os pesquisadores moveram o botão de temperatura para menos 81 graus Fahrenheit (menos 63 Celsius), que é a temperatura mais fria em que as nuvens ocorrem na Terra. Eles foram capazes de formar nuvens nas condições climáticas da Terra. Gradualmente, os pesquisadores mudaram as temperaturas para menos 120 Fahrenheit (menos 84 Celsius) - um dia ameno de verão em Marte.

A equipe criou 10 nuvens semelhantes a marcianos em uma semana de experimentos, analisando a composição, os números e o tamanho das nuvens com feixes de laser que se espalharam dentro da nuvem. Eles então realizaram seis meses de análise, durante os quais descobriram a necessidade das nuvens marcianas terem alta umidade.

Ninguém sabe por que a alta umidade é o ingrediente crucial, mas é uma área madura para estudos mais aprofundados. A câmara de nuvem em breve será renovada para acomodar temperaturas mais frias que são mais representativas das condições de Marte. Cziczo disse que espera começar novos experimentos no próximo outono.

Os resultados do estudo foram relatados em uma edição recente do Journal of Geophysical Research: Planets.

Siga Elizabeth Howell @howellspace ou SPACE.com @Spacedotcom . Também estamos Facebook e Google+ . Artigo original em SPACE.com .