Bola de fogo russa destaca ameaça de asteróide, diz legislador

Trilha da Fumaça de Meteoro

Esta imagem estática de vídeo mostra a trilha de fumaça criada pelo meteoro que explodiu na região de Chelyabinsk, na Rússia, em 15 de fevereiro de 2013. (Crédito da imagem: AFP / Powered By Newslook)

A dramática explosão de meteoro sobre a Rússia na sexta-feira (15 de fevereiro) destaca a necessidade de se prestar mais atenção à ameaça de asteróides próximos à Terra, disse um influente congressista americano.

O deputado Dana Rohrabacher (R-Calif.), Vice-presidente do Comitê de Ciência, Espaço e Tecnologia da Câmara, respondeu ao Bola de fogo russa dizendo que o evento deve servir como uma chamada de alerta.

Estamos ansiosos para a passagem do asteroide 2012 DA14, que passará entre a superfície da Terra e nossos satélites de comunicação esta tarde ', disse Rohrabacher na sexta-feira, referindo-se à rocha espacial de 45 metros de largura que veio dentro de apenas 17.200 milhas (27.000 quilômetros) de nosso planeta naquele dia.

'Calculamos que não há chance deste asteróide impactar a Terra, e que teremos a oportunidade de ver de perto enquanto ele passa voando', acrescentou. 'Infelizmente, não vimos aquele que explodiu sobre a Rússia até que aconteceu.'

Rohrabacher disse que os Estados Unidos têm gasto milhões para encontrar e rastrear asteróides e cometas, mas o objeto que explodiu sobre a Rússia era aparentemente tão pequeno 'que nem procuramos objetos desse tamanho'.

Astrônomos estimam que o meteoro russo foi causado por um objeto de 15 metros de largura que pesava cerca de 7.000 toneladas.

O que me preocupa ainda mais, no entanto, é o fato de que não temos nenhum plano que possa proteger a Terra de qualquer cometa ou asteróide ', disse Rohrabacher. 'Então, mesmo se encontrarmos um que nos atinja, podemos não ser capazes de desviá-lo.'

A mudança pode ser iminente, no entanto. O comitê de ciência da Câmara anunciou hoje que vai realizar uma audiência nas próximas semanas, sobre como lidar com a ameaça representada por asteróides potencialmente perigosos.

Este é o único desastre natural evitável, e temos evidências crescentes de que este é um perigo real e tangível, disse Rohrabacher. 'Nossas orações sinceras vão para todos os afetados por este evento [russo], e isso mostra que devemos proteger a nós mesmos e ao planeta deste perigo evidente.

Leonard David tem reportado sobre a indústria espacial por mais de cinco décadas. Ele é ex-diretor de pesquisa da National Commission on Space e ex-editor-chefe das revistas Ad Astra e Space World da National Space Society. Ele escreve para SPACE.com desde 1999. Siga SPACE.com no Twitter @Spacedotcom . Também estamos Facebook E Google+ .