Planeta recém-nascido raro pode ser o mais jovem já detectado

K2-33b durante a missão K2

O planeta K2-33b, descoberto durante a missão K2 do telescópio espacial Kepler, é o mais jovem exoplaneta totalmente formado já encontrado. O planeta do tamanho de Netuno tem de 5 a 10 milhões de anos. (Para efeito de comparação, a Terra tem 4,5 bilhões de anos.) (Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech)

Um distante planeta do tamanho de Netuno a 500 anos-luz da Terra parece ser o mais jovem exoplaneta totalmente formado já encontrado cruzando sua estrela, levantando questões sobre como ele se formou tão perto, tão rapidamente.

Os pesquisadores descobriram pela primeira vez o planeta, que gira em torno de sua estrela a cada cinco dias, usando o telescópio espacial Kepler atualmente orbitando o sol ao lado da Terra. Sua estrela tem apenas 5 a 10 milhões de anos, sugerindo que o planeta tem uma idade semelhante - incrivelmente jovem, em uma escala cósmica. Os pesquisadores disseram que foi o planeta mais jovem totalmente formado em torno de uma estrela distante, e está quase 10 vezes mais perto de sua estrela do que Mercúrio está do sol.

'Nossa Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos', disse Trevor David, um estudante de pós-graduação pesquisador do Instituto de Tecnologia da Califórnia e principal autor do novo estudo, em um comunicado. 'Em comparação, o planeta K2-33b é muito jovem. Você pode pensar nisso como uma criança. ( Este vídeo da Space.com explica a descoberta do jovem exoplaneta .)

O planeta K2-33b, descoberto durante a missão K2 do telescópio espacial Kepler, é o mais jovem exoplaneta totalmente formado já encontrado. O planeta do tamanho de Netuno tem de 5 a 10 milhões de anos. (Para efeito de comparação, a Terra tem 4,5 bilhões de anos.)(Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech)

A maioria dos mais de 3.000 planetas confirmados em torno de outras estrelas orbitam estrelas com mais de 1 bilhão de anos, oficiais do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA disse no comunicado - então este jovem par de estrela e planeta oferece uma rara oportunidade de ver os primeiros estágios do desenvolvimento do planeta.

Kepler detectou o planeta durante sua missão K2 ao detectar a estrela escurecendo e brilhando periodicamente conforme o planeta passava na frente dela - um processo de detecção conhecido como método de trânsito. Os pesquisadores usaram dados do Observatório Keck, no Havaí, e do Telescópio Espacial Spitzer da NASA, também em órbita terrestre, para verificar se o escurecimento foi causado pelo planeta e ver que a estrela está cercada por uma fina camada de detritos.

Essa camada é provavelmente o resto de um disco espesso de detritos que circundou a estrela quando ela se formou - a matéria-prima a partir da qual sistemas planetários se formam . Nesse caso, o disco fino sugere que a estrela está perto do fim de seus dias de formação de planetas, disseram os pesquisadores no estudo, divulgado hoje (20 de junho) na revista Nature.

'Inicialmente, este material pode obscurecer quaisquer planetas em formação, mas depois de alguns milhões de anos, a poeira começa a se dissipar', disse Ann Marie Cody, pesquisadora de pós-doutorado no Ames Research Center da NASA, na Califórnia, no comunicado. 'É durante esta janela de tempo que podemos começar a detectar as assinaturas de planetas jovens em K2.'

O sistema K2-33 recém-descoberto e seu planeta, K2-33b, em comparação com o tamanho da Terra

O sistema K2-33 recém-descoberto e seu planeta, K2-33b, em comparação com o tamanho do sistema solar da Terra. O planeta está quase 10 vezes mais próximo de sua estrela do que Mercúrio está do sol e orbita a cada cinco dias (em comparação com o 88 de Mercúrio).(Crédito da imagem: NASA / JPL-Caltech)

Combinada com sua juventude, a proximidade do planeta com sua estrela é uma característica intrigante do sistema recém-descoberto, disseram os pesquisadores. Algumas teorias astronômicas sugerem que um planeta com sua massa teria que se formar mais longe e migrar lentamente para dentro ao longo de centenas de milhões de anos, mas a estrela é muito jovem para um processo que ocorre há muito tempo, disseram os pesquisadores no comunicado.

Em vez disso, ele deve ter migrado muito mais rapidamente, em um processo chamado migração de disco alimentado pelo disco orbital de gás e detritos, ou formado bem no local em que os pesquisadores o vêem agora.

'Após as primeiras descobertas de exoplanetas massivos em órbitas próximas há cerca de 20 anos, foi imediatamente sugerido que eles não poderiam ter se formado ali', disse David. 'Mas nos últimos anos, algum ímpeto cresceu para as teorias de formação in situ [de que o planeta poderia se formar exatamente onde está], então a ideia não é tão selvagem quanto parecia antes.'

“A pergunta que estamos respondendo é: esses planetas demoraram muito para entrar nessas órbitas quentes ou poderiam estar lá desde um estágio muito inicial? Estamos dizendo, pelo menos neste caso, que eles podem de fato estar lá em um estágio muito inicial ', acrescentou.

O planeta K2-33b é um dos dois anúncios de planeta recém-nascido publicados na edição de hoje da Nature . O outro planeta recém-nascido, que orbita uma estrela de 2 milhões de anos chamada V830 Tau localizada a 430 anos-luz de distância, parece ser um planeta gigante perto do tamanho de Júpiter, sentado em uma órbita a um vigésimo da distância da Terra ao sol. Os pesquisadores identificou o planeta observando sua estrela balançar para frente e para trás periodicamente enquanto o enorme planeta orbitava. Se esse planeta se formou mais para fora e migrou para mais perto, ele teria que se precipitar em um estágio muito inicial de sua formação.

Nota do editor: Este artigo foi atualizado para esclarecer as órbitas dos telescópios Kepler e Spitzer em torno do sol.

Envie um e-mail para Sarah Lewin em slewin@space.com ou siga-a @SarahExplains . Siga-nos @Spacedotcom , Facebook e Google+ . Artigo original em Space.com .