Móveis fofos são a tendência doméstica mais encantadora de 2021

O novo pufe Boa de Sabine Marcelis parece um donut. Ou talvez como sua cobra homônima, se essa cobra fosse um personagem de desenho animado infantil alegre que decidiu se aninhar perto de alguma lareira aconchegante. Esta não pretende ser uma descrição redutora: Marcelis, afinal, é uma designer proeminente de objets d'art - suas fundações de resina fundida para a Fendi provaram ser tão populares no Design: Miami que os feirantes faziam fila do lado de fora do estande. E o pufe é de fato um feito impressionante de engenharia: apesar de ser revestido de tecido de malha, não há costura visível. “Não quero fazer nada a menos que seja perfeito”, diz Marcelis.

Mas o design elegante é reconfortante em seu tamanho, assim como um delicioso bolo de café da manhã em uma preguiçosa manhã de domingo. Originalmente, Marcelis colocou seu pufe perto da estante para adicionar algum interesse visual a um espaço vazio. No entanto, ela logo se viu aninhando seu filho bebê em suas curvas amplas quando, diante de uma furiosa tarefa multifacetada, ela precisou derrubá-lo em um beliscão. “Ele pode viver no espaço como mais um objeto escultural”, diz ela, “mas também pode ser mais uma parada para descanso”.

A imagem pode conter Móveis e Almofada

Boa poupa de Sabine Marecelis. Foto: Por Erik Lefvander / Cortesia de Hem

O Marcelis já brinca com essa forma há algum tempo. Para um recente leilão de caridade, ela criou mini versões com resina extra do estúdio. Eles eram lindos, mas duros. Quando ela foi abordada por Hem quase dois anos atrás, ela decidiu que uma versão suave era necessária. Logo depois, a pandemia atingiu e Marcelis estava passando mais tempo em casa do que nunca. Seu design flexível, ela percebeu, tinha uma ressonância particular neste mundo fechado.

Projetos rechonchudos e rechonchudos estão em toda parte ultimamente. Primeiro veio o relançamento do bulboso sofá Camaleonda de Mario Bellini da B&B Italia - que rapidamente se tornou uma (cara) tendência do Instagram. Em seguida, veio a poltrona Puffy Lounge de Faye Toogood, cuja almofada agradavelmente fofa corre sobre sua estrutura. A oferta, também lançada via Hem, era tão popular que eles estão rapidamente reemitindo em uma embalagem de casca de ovo e serragem. As vendas do clássico Togo Sofa de Michel Ducaroy para Ligne Roset, que se parece com uma elegante lagarta Eric Carle com muita fome depois de ter comido muito, subiram 203 por cento em março. Yabu Pushelberg acaba de lançar sua coleção Pukka, que inclui um sofá, cadeira e pufe feito de espuma e trabalhado em um formato macio e esponjoso. Depois, há a cadeira Masand de Milana - feita de almofadas de apoio engenhosas - que cativa o olhar do mundo do design de alto nível.

Agora, a categoria de 'inchado' é reconhecidamente ampla - o Boa Pouf e o sofá Bellini, por exemplo, têm uma série de diferenças estéticas gritantes. (Aqui está nossa melhor tentativa de uma categorização definitiva: qualquer coisa que pareça pertencer à casa do Homem Michelin ou Pillsbury Mochileiro.) É um cânone de design que pode não aguentar seu peso daqui a dez ou 20 anos - muitas dessas peças pertencem para outros movimentos de design distintos, de qualquer maneira - mas, neste exato momento, certamente estamos gravitando para tudo que é espesso e mole. É uma mudança em relação às predileções recentes: a modernidade de meados do século, o estilo de design do dia da última década, é conhecido por suas linhas geométricas limpas e pernas de pau visíveis. Essas ofertas suaves e curvas são tudo menos isso. “Houve uma mudança dramática com a popularidade dos móveis de formato arredondado. Ele vem de peças maiores, como sofás e cadeiras, até mesmo mesas de centro e esculturas ”, diz o designer de interiores Erick Garcia, da Maison Trouvaille.

A imagem pode conter Móveis Sala de estar Sala de estar Interior Mesa Sofá Mesa de centro Tapete Habitação e edifício

O sofá Togo de Michel Ducaroy para Ligne Roset, lançado pela primeira vez em 1973, teve vendas altíssimas recentemente. Foto: Cortesia de Ligne Roset

Assim como jaquetas estruturadas e calças justas foram deixadas de lado em março passado, parece que qualquer mobília elegante e rígida também foi. “Durante nossa quarentena no ano passado, todos nós passamos muito tempo em casa trabalhando em nossos laptops, fazendo zoom e sendo domesticados - os móveis tinham que ser mais aconchegantes e convidativos enquanto descansávamos em nossos moletons”, diz Garcia. Ele só aumentou em meio à agitação política e social: “Queríamos ser confortados por essas cadeiras e sofás redondos, curvos e táteis - quase como receber um grande abraço suave”, acrescenta Garcia. Enquanto recentemente decorava a casa do cabeleireiro Jen Atkins em Los Angeles, Garcia adquiriu um par de poltronas circulares Pacha macias para o quarto, junto com um sofá Afra & Tobia Scarpa para a área de estar.

Agora que o mundo está se abrindo novamente, as peças fofas e rechonchudas virão para ficar? “A tendência definitivamente vai continuar e evoluir”, diz Garcia, embora talvez não planeje uma reformulação completa em seu visual de meados do século: “Há espaço para ambos - a beleza e a diversão do design é que podemos misturá-los todos . ”

A imagem pode conter: almofada, travesseiro, móveis, cadeira e apoio de cabeça

A cadeira Pukka por Yabu Pushelberg

$ 2.115 LIGNE ROSET Compre agora