Planeta Vênus retorna ao céu noturno esta semana

Este mapa do céu mostra a localização dos planetas Vênus e Mercúrio logo após o pôr do sol em 24 de outubro de 2011, visto das latitudes médio-norte. Vênus se elevará cada vez mais alto no céu à medida que a temporada de outono do norte avança. (Crédito da imagem: Starry Night Software)

Após uma ausência de pouco mais de um ano, a 'estrela da tarde' está prestes a reaparecer.

Vênus passou para trás do Sol, visto da Terra, em 18 de agosto no que é conhecido como conjunção superior. Desde então, ele tem estado invisível, atolado profundamente no brilho do sol.

No entanto, a cada dia que passa, ele tem se movido em um curso lento em direção ao leste e se afastando lentamente da vizinhança geral do sol. Finalmente, durante esta semana, o planeta Vênus deve emergir como uma 'estrela' noturna bem baixa no crepúsculo ocidental.

Na noite de segunda-feira (24 de outubro), ele se põe cerca de 23 graus ao sul do oeste (10 graus é aproximadamente igual à largura de seu punho mantido com o braço estendido) cerca de 50 minutos após o pôr do sol. o mapa do céu de Vênus disponível aqui mostra o planeta baixo no céu do sudoeste.

Apenas observadores ambiciosos e habilidosos podem localizar o planeta, mas em 30 de outubro isso terá melhorado ligeiramente para 55 minutos, dando aos observadores menos experientes uma chance de lutar pela primeira vez.

Aqui está um desafio para todos os observadores do céu: Na noite de quinta-feira (27 de outubro) digitalizar com binóculos para o planeta Mercúrio, alguns graus abaixo de Vênus, com os dois planetas pairando alguns graus acima do horizonte oeste-sudoeste cerca de 30 minutos após o pôr do sol.

Situada abaixo e à direita dos dois planetas esta noite está uma lua crescente muito fina, apenas cerca de 26 horas após a nova fase. Você aumentará suas chances de vê-lo usando binóculos. [Fotos de Vênus, o misterioso planeta ao lado]

De magnitude -0,3, Mercúrio deve ser visível como um objeto a olho nu para o extremo sul dos Estados Unidos, onde se porá quase uma hora após o sol. Para os observadores do equador, Mercúrio se definirá como o fim do crepúsculo, enquanto para os observadores do hemisfério sul - em contraste com aqueles que estão ao norte do equador - Mercúrio tem uma excelente exibição noturna.

Continuando a girar para o leste do sol durante novembro, Vênus logo se tornará totalmente visível no céu noturno oeste-sudoeste, mesmo para o mais casual dos observadores.

Aparecendo como um objeto brilhante parecido com uma estrela branca de magnitude -3,9, nosso planeta irmão se porá pelo menos uma hora depois do sol em 3 de novembro. Ele se eleva lentamente a cada noite para adornar o céu noturno ocidental durante todo o inverno e início da primavera. No dia de Ano Novo, ele se porá 2 horas e meia após o sol.

Vênus atinge seu maior alongamento - sua maior distância angular - 46 graus a leste do sol em 26 de março. A partir de então, em meados de abril, ele se porá mais de quatro horas depois do sol. É mais brilhante no meio da primavera, pois volta para baixo em direção ao sol, atingindo seu maior brilho para esta aparição em 30 de abril com magnitude -4,5.

Vênus, de fato, estará tão brilhante nesta fase do jogo que pode ser facilmente percebida a olho nu em um céu vespertino de um azul profundo e sem neblina. Após o fim do crepúsculo, a partir de um local realmente escuro, ele será capaz de lançar sombras tênues, porém distintas.

Entre agora e maio próximo, a observação repetida de Vênus com um pequeno telescópio mostrará a gama completa de suas fases e tamanhos de disco.

O planeta atualmente parece quase cheio (95 por cento iluminado pelo sol na noite de segunda-feira) e, portanto, aparece como um disco giboso minúsculo e deslumbrante. Ele se tornará visivelmente menos giboso no meio do inverno.

Na última semana de março, Vênus atinge a dicotomia (exibindo uma forma de 'meia-lua'). Então, pelo resto da primavera, ele exibe uma grande lua crescente ao balançar perto da Terra.

Na verdade, aqueles que usam telescópios notarão que, embora a distância Terra-Vênus esteja diminuindo, o tamanho aparente do disco de Vênus aumentará, dobrando de seu tamanho atual em 15 de março. Quando ele dobrou de tamanho novamente em 7 de maio, seu grande crescente a forma deve ser facilmente discernível, mesmo em binóculos de 7 potências segurados com firmeza.

Conforme maio avança, nosso brilhante planeta irmão diminuirá rapidamente no crepúsculo, logo desaparecerá. Vênus começará o mês com quase 40 graus de altitude no oeste ao pôr do sol, mas despencará para uma altitude de pôr do sol de apenas cerca de 7 graus no final do mês (para latitudes médias ao norte).

Vênus então desaparece rapidamente, desaparecendo completamente de vista durante os primeiros dias de junho. O palco estará então armado para o espetáculo extremamente raro de Vênus parecendo cruzar em frente ao sol - chamado de 'trânsito' - em sua conjunção inferior de 5 de junho.

Durante a terceira semana de junho, Vênus ressurge como uma 'estrela da manhã' aparecendo logo acima do horizonte leste-nordeste. Subindo progressivamente mais alto a cada manhã, Vênus brilhará com bastante destaque no céu da manhã até o final do outono de 2012.

Joe Rao atua como instrutor e palestrante convidado no Hayden Planetarium de Nova York. Ele escreve sobre astronomia para o The New York Times e outras publicações, e também é meteorologista diante das câmeras do News 12 Westchester, Nova York.