A capa Neko está de volta e melhor do que nunca

O primeiro single do primeiro CD de ** Neko Case em quatro anos— 'The Worse Things Get, The Harder I Fight, The Harder I Fight, The More I Love You' - rock. É chamado de 'Homem'. “Eu sou um homem - foi para isso que você me criou”, Case canta no início da faixa. “O coração de uma mulher é a marca d'água”, ela canta no final, “pela qual eu medi tudo”.

Seu sexto CD vem após três anos de gravação em cidades dos EUA suficientes para lhe render uma indicação presidencial. Tucson, L.A., Portland e, em Nova York, Brooklyn, com uma temporada em Catskills. A distância entre os estúdios descreve bem a biografia peripatética de sua vida cross-country antes de ela finalmente se estabelecer em Vermont, onde, em uma recente pausa de praticar no centro de St. Johnsbury, ela descreveu viver em uma fazenda com vista para as Montanhas Verdes e as Montanhas Brancas de New Hampshire.

Esse CD é o melhor dela, como os críticos já estão dizendo? “Com certeza paguei por isso”, diz ela, apontando para uma mecha de cabelo grisalho como prova. De muitas maneiras, porém, a longa gestação deste projeto é típica para um projeto Case. “Demoro muito para fazer discos”, diz ela. “Não gosto de fazer tudo de uma vez, porque realmente perco o ponto que estou tentando fazer depois de cerca de duas semanas e meia. Eu fico muito confuso então, e sou um maníaco por controle total. Você tem que deixar seu cérebro reiniciar. ”

A complicação com essas canções tinha a ver com o árduo trabalho emocional com que ela estava lidando na época. “Todas as músicas tendem a uma inquietação realmente séria”, diz ela. Quando seu pai morreu em 2009, ela estava no meio do trabalho, das turnês, da vida como uma estrela do rock com toque country. Só mais tarde é que a tristeza se abateu sobre ela. “Eu estava realmente passando por um período muito difícil na minha vida”, diz ela. “Estive basicamente ocupado correndo e sendo responsável por mim mesmo desde que era criança e nunca parei apenas para lamentar meu pai, na verdade. E às vezes você só precisa parar para lamentar os mortos. Meu corpo finalmente disse, ‘OK, você tem que fazer isso agora.”

Uma faixa no final do CD, “Ragtime”, usa uma linha de Herman Melville como refrão: “Há uma sabedoria que é lamentável; mas há uma desgraça que é a loucura. ” Case faz uma reflexão sobre os limites da depressão, onde quer que estejam, e, dito isso, o resto da linha, deMoby Dick, vale a pena ler: “E há uma águia Catskill em algumas almas que podem mergulhar nos desfiladeiros mais negros e voar para fora deles novamente e se tornar invisível nos espaços ensolarados. E mesmo que ele voe para sempre dentro do desfiladeiro, esse desfiladeiro está nas montanhas; de modo que, mesmo em seu mergulho mais baixo, a águia da montanha ainda está mais alta do que outras aves na planície, embora voem. ” Às vezes você tem que ser uma águia Catskill em outras palavras.

A outra referência para o “Ragtime” que ela tinha em mente é a música para piano americana do início do século XX que a ajudou nesse período. “Achei que ouvir ragtime era muito reconfortante e me fazia sentir produtiva, e eu poderia fazer muito”, diz ela. “Muitos desses discos soam como se alguém os tivesse gravado do fundo do corredor, como se houvesse uma festa incrível acontecendo e você não precisasse estar no meio dela, mas você pode sentir a alegria.”

Ela obtém alegria adicional de seu cenário de Green Mountain, bem como do jardim em sua fazenda que abastece restaurantes locais de vez em quando. “Neste momento, os morangos estão crescendo e o ruibarbo está subindo pelo telhado”, diz ela. Devido à gravação e prática, a temporada de outono de seu jardim será uma surpresa para ela. “Não sei exatamente o que vai acontecer”, diz ela. 'Estou animado, no entanto.'

Neko Case se apresentará no Radio City Music Hall em Nova York na quinta-feira, 26 de setembro.