A primeira história em quadrinhos interativa da NASA, 'Primeira Mulher', conta o sonho de uma garota de andar na lua

A NASA lançou sua primeira história em quadrinhos digital apresentando a primeira mulher a andar na lua, permitindo aos leitores explorar o espaço por meio de experiências interativas.

Apelidado ' Primeira mulher: promessa da NASA para a humanidade , 'a história em quadrinhos conta a história de uma astronauta fictícia chamada Callie Rodriguez - a primeira mulher e pessoa de cor a pousar na superfície lunar - e seu ajudante robô RT. A história visa inspirar a próxima geração de exploradores, de acordo com uma afirmação da NASA.

'Muitas coisas pelas quais [Callie] passa, eu acho que muitas pessoas vivenciam em suas vidas, superando desafios e dificuldades. Mas ela continuou a perseverar para finalmente se tornar uma astronauta e realmente se tornar a primeira mulher a pisar na superfície lunar ', disse Derek Wang, diretor de comunicações da Diretoria de Missão de Tecnologia Espacial da NASA, ao Space.com.

Vídeo: Conheça a história em quadrinhos interativa da NASA 'First Woman
Relacionado:
Mulheres pioneiras no espaço: uma galeria de primeiros astronautas

'O que também é único sobre isso, é que este é o primeiro história em quadrinhos de áudio A NASA já lançou ', disse Wang, acrescentando que os criadores da história em quadrinhos estavam focados em torná-la o mais acessível possível. 'Queríamos ter certeza de que aqueles com deficiência, ou aqueles que podem ser deficientes visuais, também podem fazer parte de nossa experiência, então criamos uma versão gráfica de áudio muito boa da narrativa, que inclui descrições muito boas de todas as cenas . '

A história em quadrinhos digital também inclui recursos de realidade aumentada 'então, enquanto você lê a história em quadrinhos, se você quiser aprender mais sobre certos aspectos ou tecnologias diferentes em toda a história em quadrinhos, incorporamos códigos QR que realmente ativam elementos de realidade aumentada,' Disse Wang. 'Então você pode estar nos postos avançados lunares, você pode estar na superfície lunar, [e] você pode explorar o Sistema de Lançamento Espacial que estará levando nosso próximo grupo de astronautas à lua.'

A NASA lançou sua primeira história em quadrinhos digital e interativa,

A NASA lançou sua primeira história em quadrinhos digital e interativa, 'First Woman: NASA's Promise for Humanity', apresentando a história de uma astronauta fictícia, Callie Rodriguez, que é a primeira mulher e pessoa negra a explorar a lua.(Crédito da imagem: NASA)

A primeira edição, intitulada 'Dream to Reality', foi lançada em 25 de setembro em homenagem ao Dia Nacional de Quadrinhos, e poucos dias antes da Semana Espacial Mundial - uma celebração internacional que vai de 4 a 10 de outubro, com este tema do ano celebrando as mulheres no espaço.

“A história de Callie mostra como a paixão, a dedicação e a perseverança nos permitem transformar nossos sonhos em realidade”, disse Pam Melroy, administradora adjunta da NASA, no comunicado. 'Callie, assim como eu, desenvolveu suas habilidades, aproveitou oportunidades de aprendizado e superou desafios para se tornar uma astronauta da NASA. Sua diversidade se reflete em nosso próprio corpo de astronautas hoje - é importante que possamos nos ver como os exploradores entre as estrelas. '

Como a primeira mulher e pessoa de cor a ir à lua, a história de Callie representa marcos históricos das missões Artemis planejadas da NASA. A primeira edição segue a jornada de Callie de viajar para, pousar e explorar a lua com seu companheiro, RT. Você pode interagir com a dupla escaneando códigos QR no romance digital ou por meio do link do WebAR para vivenciar a história por meio de realidade aumentada, de acordo com o comunicado da NASA.

Relacionado: Como funciona o pouso lunar de Artemis da NASA com astronautas

A história em quadrinhos de 40 páginas foi escrita por Brad Gann e Steven List e ilustrada por Brent Donoho e Kaitlin Reid. Os componentes interativos incluem ambientes em tamanho real, como a superfície lunar, e objetos 3D, como o da NASA Nave espacial Orion . O romance também inclui vídeos, jogos e desafios para ganhar emblemas de colecionador e maneiras para os leitores participarem de missões da NASA virtualmente.

Histórias relacionadas:

- Por que a NASA está enviando uma mulher à lua?

- 1 desses astronautas da NASA será a primeira mulher na lua

- NASA vai pousar a 1ª pessoa negra na lua com o programa Artemis

'Criamos esta história em quadrinhos e um ecossistema digital para compartilhar o trabalho da NASA de uma maneira diferente e emocionante', disse Wang no comunicado. 'Decidimos tornar o conteúdo envolvente e acessível. De fãs do espaço de todas as idades a educadores que trabalham duro em busca de novas maneiras de deixar os alunos empolgados com TRONCO , esperamos que haja algo para todos os gostos. '

Você pode download a história em quadrinhos digital no smartphone ou ouça a versão em áudio exclusivamente no SoundCloud da NASA . O aplicativo First Woman está disponível para Android ou ios dispositivos. A NASA também planeja lançar uma versão em espanhol da história, que será disponibilizada em seu site no futuro, de acordo com o comunicado.

Siga Samantha Mathewson @ Sam_Ashley13. Siga-nos no Twitter @Spacedotcom e no Facebook.