A NASA quer um retorno à Lua em 2024. O novo chefe do vôo espacial humano não oferece garantias.

Kathy Lueders, administradora associada da NASA para Exploração e Operações Humanas, visualiza o hardware Artemis dentro da Rotation, Processing and Surge Facility da NASA

Kathy Lueders, administradora associada da NASA para Exploração e Operações Humanas, vê o hardware Artemis dentro da Rotation, Processing and Surge Facility no Kennedy Space Center da NASA na Flórida, em 25 de junho de 2020. Atrás dela estão sólidos segmentos de foguetes para o novo Sistema de Lançamento Espacial da NASA foguete, que a agência planeja usar para enviar astronautas à lua. (Crédito da imagem: Kim Shiflett / NASA)

Colocar os astronautas de volta à Lua em 2024 não será uma façanha pequena, e a nova chefe do vôo espacial humano da NASA, Kathy Lueders, teve o cuidado de não fazer promessas que não seria capaz de cumprir.

'Eu não tenho uma bola de cristal', disse Lueders em uma teleconferência com repórteres em 18 de junho, quando questionado sobre a viabilidade de um pouso na lua em 2024. 'Eu gostaria de saber essa resposta. Isso tornaria meu trabalho muito mais fácil. Vamos tentar ', disse ela.

Lueders, que recentemente se tornou o administrador associado do Diretório de Exploração e Operações Humanas da NASA após a demissão abrupta de Doug Loverro, foi um pouco mais pragmático sobre a linha do tempo do programa Artemis da NASA do que seu predecessor. Embora Lueders pareça cautelosamente otimista sobre levar astronautas à Lua até 2024, Loverro estava confiante e inabalável em sua afirmação de que a NASA cumpriria o prazo. Em uma prefeitura da NASA em dezembro, Loverro até disse que ' vai ser fácil para fazer isso acontecer. '

Relacionado: Colocar astronautas na Lua em 2024 é uma tarefa difícil, diz a NASA

Antes de Lueders se tornar chefe do voo espacial humano na NASA, ela atuou como gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA, onde supervisionou os primeiros voos de uma nave espacial privada transportando uma tripulação para a Estação Espacial Internacional.

Depois de um vôo de teste desenroscado bem-sucedido da nave Crew Dragon da SpaceX em março de 2019 - e a primeira tentativa malsucedida da Boeing de fazer o mesmo com sua nave Starliner nove meses depois - a primeira missão comercial da tripulação, a Demo-2 da SpaceX, entregou com sucesso os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley para a estação espacial em maio. (Enquanto isso, a Boeing está se preparando para uma segunda tentativa de vôo de teste sem a tampa antes que os astronautas possam começar a voar no Starliner.)

Essas missões enfrentaram anos de atrasos e outros desafios. Quando a NASA criou seu Programa de Tripulação Comercial em 2010, a agência planejava ter seus astronautas viajando regularmente em navios particulares de e para a estação espacial até 2015. Agora, cinco anos depois, a primeira missão de tripulação comercial acaba de chegar ao laboratório orbital.

Relacionado: NASA conclui investigação em voo de teste de cápsula Boeing Starliner com defeito

Kathy Lueders, que era a gerente da NASA

Kathy Lueders, que era a gerente do Programa de Tripulação Comercial da NASA quando a missão Demo-2 da SpaceX foi lançada, é retratada na sala de tiro quatro do Centro de Controle de Lançamento do Centro Espacial Kennedy da NASA na Flórida após a abertura da escotilha entre a nave Crew Dragon da SpaceX com Os astronautas da NASA Douglas Hurley e Robert Behnken a bordo e na Estação Espacial Internacional, em 31 de maio de 2020.(Crédito da imagem: Joel Kowsky / NASA)

'É muito importante ter um gol agressivo', disse Lueders na teleconferência de 18 de junho. 'Tínhamos uma meta agressiva na equipe comercial e acho que essa meta agressiva garantiu que fôssemos capazes de realizar as coisas o mais rápido possível.'

'Mas também acho que o que é importante é quando você se depara com desafios técnicos ... você está focado em garantir que está atingindo seu objetivo agressivo da maneira certa', acrescentou Lueders. - Sim, demoramos um pouco mais para levar Bob e Doug até lá. Mas acho que fizemos isso com cuidado, e fazer certo é melhor do que fazer mais rápido. '

Embora garantir a segurança de seus astronautas seja a prioridade número 1 da NASA quando se trata de missões de voo espacial humano, a agência também deve tomar precauções extras agora para proteger sua força de trabalho na Terra da pandemia do coronavírus. Devido à disseminação da COVID-19, a doença causada pelo novo coronavírus, a NASA já enfrentou atrasos nos testes de seu novo megarocket Sistema de Lançamento Espacial (SLS) e cápsula de tripulação Orion, que a agência planeja usar para sua lua Artemis missões.

Relacionado: NASA suspende o trabalho no megarocket SLS e na cápsula Orion devido ao surto de coronavírus

'Acabei de passar por uma missão em que nos últimos dois meses estávamos em COVID', disse Lueders, referindo-se à missão SpaceX Demo-2. 'É difícil trabalhar durante este período, mas temos uma equipa forte. E eu sei que eles estão felizes por terem uma meta e estão felizes por estarem avançando em direção a ela. E é um grande objetivo para nós trabalharmos. '

'Se as coisas surgirem ao longo do caminho, onde tecnicamente nos levaremos mais tempo ... então iremos descobrir. Mas agora a equipe está tentando. É difícil ', acrescentou Lueders.

Envie um e-mail para Hanneke Weitering em hweitering@space.com ou siga-a @hannekescience . Siga-nos no Twitter @Spacedotcom e em Facebook .