NASA revelará novos negócios com construtores de táxis em espaços privados hoje

Dragão sobre as montanhas rochosas

A nave de carga não tripulada Dragon da SpaceX atracou com sucesso na Estação Espacial Internacional em 25 de maio de 2012, o primeiro veículo comercial a fazê-lo. Foto tirada pelo astronauta holandês André Kuipers. (Crédito da imagem: ESA / NASA)

A NASA anunciará novos acordos na sexta-feira (3 de agosto) com algumas das empresas privadas de voos espaciais na esperança de construir novos táxis espaciais comerciais para levar astronautas americanos ao espaço e de volta.

O anúncio será feito às 9h EDT (1300 GMT) em um comunicado à imprensa, com uma coletiva de imprensa televisionada a seguir às 10h EDT (1400 GMT), disseram funcionários da NASA em um comunicado. A agência espacial também realizará uma teleconferência separada com repórteres para discutir os detalhes dos novos acordos privados de táxi espacial.

Os novos negócios fazem parte do programa de capacidade integrada de tripulação comercial da NASA (CCiCap), que visa estimular empresas privadas a desenvolver espaçonaves comerciais capazes de atender às necessidades atuais de voos espaciais humanos dos EUA. A NASA aposentou seu programa de ônibus espaciais de 30 anos no ano passado e atualmente depende da espaçonave russa para transportar americanos para a Estação Espacial Internacional.

'Por meio do CCiCap, a NASA está estimulando o setor privado a desenvolver e demonstrar capacidades de voo espacial humano que podem levar à disponibilidade de serviços de voo espacial humano comercial para clientes comerciais e governamentais', disseram funcionários da NASA em um comunicado.

Durante o anúncio televisionado, que será transmitido e transmitido ao vivo pela NASA TV, vários funcionários importantes da NASA revelarão os vencedores do financiamento CCiCap. Eles incluem:

• Administrador da NASA, Charles Bolden
  • Diretor do Centro Espacial Kennedy, Robert Cabana
  • Gerente do Programa de Tripulação Comercial Ed Mango

A teleconferência com repórteres incluirá: William Gerstenmaier, administrador associado da NASA para exploração e operações humanas; Philip McAlister, diretor de desenvolvimento de voos espaciais comerciais; e o astronauta Brent Jett, vice-gerente do Programa de Tripulação Comercial da agência.

Você pode assistir ao briefing televisionado ao vivo aqui: http://www.nasa.gov/ntv

A iniciativa CCiCap é a última rodada de acordos da NASA com parceiros comerciais para encorajar o desenvolvimento de novas espaçonaves para transporte de tripulação. Até agora, quatro empresas estão desenvolvendo espaçonaves tripuladas por meio de acordos financiados pela Lei Espacial com a NASA. Eles incluem: Boeing Space Exploration of Houston; Blue Origin of Kent, Wash.; Sierra Nevada Space Systems of Louisville, Colorado; e Tecnologias de Exploração Espacial (SpaceX) de Hawthorne, Califórnia.

Em maio, a SpaceX lançou um voo não tripulado bem-sucedido de seu Cápsula espacial do dragão para a Estação Espacial Internacional como parte de um acordo separado com a NASA para fornecer entregas de carga robótica ao laboratório em órbita. A empresa Orbital Sciences Corp., com sede na Virgínia, também está construindo um navio de suprimentos não tripulado para fornecer voos de entrega da NASA em um acordo semelhante.

A NASA está atualmente contando com o desenvolvimento de espaçonaves privadas dos EUA para substituir a tripulação e as capacidades de lançamento de carga anteriormente fornecidas pelo programa de ônibus espaciais. A mudança, disseram funcionários da agência, permitirá que a NASA se concentre em seu objetivo de exploração do espaço profundo de enviar astronautas para explorar um asteróide próximo à Terra até 2025 - uma meta estabelecida pelo governo Obama.

A agência espacial está desenvolvendo sua própria cápsula espacial Orion e um foguete gigante, chamado de Sistema de lançamento espacial , para prosseguir o programa de exploração do espaço profundo.

Siga SPACE.com no Twitter @Spacedotcom . Também estamos Facebook e Google+ .