Conheça o designer futurista por trás do icônico vestido vagina da Björk

Micol Ragni nem sempre foi inclinada a criar roupas futuristas, como faz agora com sua marca homônima com sede em Londres. Durante anos, ela seguiu carreira na música. “Toquei piano por 10 anos e costumava fazer música eletrônica”, diz o designer italiano. “Decidi que não faria sucesso na música quando comecei a tocar em público e percebi que não tinha confiança para fazer isso.” Sua paixão finalmente mudou para a moda quando ela viu uma retrospectiva de Yohji Yamamoto em Florença quando ela tinha 17 anos. “Fiquei absolutamente maravilhado com a beleza dos designs de Yohji Yamamoto”, diz Ragni. “Acho que foi realmente o primeiro momento em que percebi que a moda era interessante e poderosa, e você poderia abordá-la de uma forma muito mais profunda do que o glamour da moda que a maioria das pessoas conhece.”

Dada a formação de Ragni na produção de música eletrônica e seus gostos sobrenaturais, Björk parecia um ajuste natural para suas roupas de arquitetura. “Sempre sonhei em ver meus designs nela”, diz Ragni, e com certeza, o produtor islandês usou pela primeira vez uma das peças de Ragni em maio passado. Ainda ontem, Björk subiu ao palco no festival Primavera Sound de Barcelona em mais um conjunto hiper-brilhante e yônico de Ragni com cortes geométricos nítidos. “Com Björk, era quase uma conexão muito telepática ou sobrenatural”, diz Ragni. Essa visão compartilhada acabou levando ao memorável vestido vagina em tom de pêssego, feito com tecido iridescente e uma base de neoprene, que Björk usou na capa da IcelandicGlamour. Ragni diz que seu trabalho lida principalmente com volumes e formas e é inspirado pela natureza e pela matemática, o que se alinha bem com o foco de Björk em formas orgânicas semelhantes.

Björk não é o único músico a usar recentemente os designs de Ragni no palco. Kelela, que Ragni também cita como uma de suas artistas favoritas do momento, apareceu no Coachella em Micol Ragni, e Erykah Badu (que foi a primeira musicista a pisar nos designs de Ragni) tem usado suas botas de cano alto consistentemente durante o últimos dois anos. Sobre seus designs, Ragni explica que tenta combinar certos elementos do streetwear com seu interesse característico por formas geométricas. Como ela descreve, seu rótulo é, “basicamente minha visão de uma mulher que é realmente forte. Meu objetivo é criar uma marca estética de codificação que realmente te capacite e faça você se sentir capaz de enfrentar qualquer tipo de situação ”, diz ela. E embora as roupas de Ragni possam ficar perfeitamente em casa em estilos excêntricos como Björk e Badu, ela insiste que são para qualquer mulher com ambições exageradas: “Há também este outro lado das coleções que é sobre ser uma vadia poderosa, se você quiser chame-o assim, quem pode governar o mundo. ”

Bjrk no palco no Primavera Sound 2018 em Micol Ragni

Foto: Getty Images / Santiago Felipe