Plano de Marte tripulado: Fobos em 2033, superfície marciana em 2039?

Phobos Grooves

O caminho da humanidade até Marte pode passar por Fobos, uma das duas pequenas luas do Planeta Vermelho. (Crédito da imagem: NASA / JPL / Universidade do Arizona)

O caminho da humanidade até Marte pode passar pela pequena lua Fobos do planeta vermelho.

Uma abordagem incremental e de múltiplas missões, que prevê levar astronautas a Fobos em 2033, e depois à superfície marciana em 2039, pode tornar a exploração tripulada de Marte viável tecnológica e economicamente, disse Firouz Naderi, chefe do Diretório de Exploração do Sistema Solar do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA em Pasadena, Califórnia.

A NASA não pode contar com outro 'momento John F. Kennedy' - a convocação de 1961 do então presidente para levar pessoas à Lua até o final da década - para aumentar seu orçamento, acrescentou Naderi. (A participação da NASA no orçamento federal atingiu cerca de 4,5 por cento durante o auge dos anos Apollo; agora é menos de 0,5 por cento.) [5 Idéias para Missão Tripulada a Marte]

'Alguém realmente vai ficar animado se formos a Marte em 2070 [ou] pior ainda, em algum momento no futuro, mas não sabemos quando?' Naderi pediu aos delegados na quarta-feira (6 de maio) durante o Humans to Mars Summit em Washington, que foi organizado pela organização sem fins lucrativos Explore Mars, Inc.

A abordagem Phobos-first dependeria da tecnologia da NASA já em desenvolvimento, como a cápsula da tripulação Orion e o megarocket do Sistema de Lançamento Espacial (SLS), deixando de fora tecnologias exóticas do futuro, como a propulsão térmica nuclear. (SLS e Orion estão programados para voar juntos inicialmente em 2018 e lançar tripulações pela primeira vez em 2021.)

Vários rebocadores espaciais, movidos por propulsão elétrica solar, seriam colocados na órbita de Marte com suprimentos que as futuras tripulações poderiam usar para pousos. A missão de Phobos - uma das duas luas minúsculas do Planeta Vermelho; Deimos é o outro - exigiria quatro lançamentos SLS, enquanto uma permanência de seis dias em Marte além disso levaria o total a seis decolagens.

Manter o custo da exploração tripulada de Marte baixo também exigirá a utilização de recursos in-situ - vivendo da terra marciana o máximo possível, disse Oliver de Weck, professor de aeronáutica e astronáutica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em um painel separado.

Um estudo realizado por de Weck e seus alunos de pós-graduação sugere que o uso da água, metano e hidrogênio de Marte poderia cortar a massa inicial enviada à órbita baixa da Terra para uma missão a Marte em 48 por cento. Além disso, de Weck sugeriu que dinheiro poderia ser economizado tratando a exploração de Marte como uma rede de missões com objetivos vinculados, ao invés de uma série de eventos isolados.

Elementos comuns entre as várias missões também economizarão custos, já que a mesma tecnologia pode ser reciclada, acrescentou Brand Griffin, engenheiro aeroespacial sênior do Marshall Space Flight Center da NASA.

'Comunalidade: tem que liderar e não pode seguir. Tem que estar no início do programa ', disse Griffin.

O Humans to Mars Summit decorreu de terça-feira (5 de maio) a quinta-feira (7 de maio).

Siga Elizabeth Howell @howellspace ou Space.com @Spacedotcom . Também estamos Facebook e Google+ . Originalmente publicado em Space.com .