O Especial Euphoria da Noite passada lançou uma luz necessária na escuridão do feriado

“Você quer usar? Use, mas o mínimo que você pode fazer é ser honesto. Domine essa merda ”, disse o patrocinador de Rue Ali (Colman Domingo) a Rue (Zendaya) em uma lanchonete encardida de vinil no início do episódio especial deEuforiaque foi ao ar no domingo. Ele prossegue enumerando apenas algumas das dificuldades que enfrentam aqueles que lutam contra o vício: “A parte mais difícil de ter a doença da adicção, além de ter a doença, é que ninguém no mundo vê isso como uma doença”. Rue está claramente decepcionada, mas ela também está ouvindo.

Certamente não é uma refeição típica para um especial de feriado de um programa de TV de sucesso, mas quandoEuforiajá foi típico? Depois de uma temporada de cenas embaçadas e bissexualmente iluminadas de jovens implacavelmente descolados fazendo coisas ilícitas, foi surpreendente, mas não indesejável, conhecer Rue - saindo de uma recaída e sofrendo por seu rompimento com Jules (Hunter Schafer) - no nada glamoroso e naturalista brilho da miséria do feriado.

Para ser justo, há alguns precedentes para a televisão de Natal corajosa (lembre-se do episódio vencedor do Emmy deThe West Wingque se concentrou principalmente na morte de um veterano da Guerra da Coréia sem casa?), mas a edição de domingo deEuforiafoi único na confiança simples que depositou em seu próprio conceito. O formato do episódio da garrafa não é nada novo, mas para um programa que gira em torno de drogas, sexo e drama, não é preciso pouca coragem para dedicar uma hora inteira a uma conversa sobre vício, perda, luto e todos os coisas que a sociedade nos ensinou a ignorar educadamente durante as festas de fim de ano.

Partes do episódio - que foi filmado em uma tentativa de preencher a lacuna entre a primeira e a segunda temporadas do programa - pareciam exclusivamente flexionadas com a mistura característica de 2020 de desespero induzido por COVID e desafio reforçado por protestos. (Em um ponto, Ali, meditativamente, diz a Rue: “Eu te digo, eu nunca pensei que veria tantas revoluções em toda a minha vida.”) Outras, porém, pareciam curiosamente eternas, como se pudessem ter acontecido em qualquer restaurante , salão de cabeleireiro, mesa de cozinha ou reunião de 12 etapas no mundo; ver Rue e Ali conversando em direção a algum senso de compreensão frágil, em um mundo sem tempo ou paciência para fragilidade, é reconfortante apesar de tudo.

Um dos golpes emocionais mais significativos do episódio ocorre quando Rue, tombada de lado na cabine e quase invisível em seu moletom vermelho enorme, olha para o infinito do espaço; enquanto isso, Ali liga para seus entes queridos para lhes desejar um feliz Natal. “É uma vida maravilhosa”, diz ele, e embora a frase tenha sido destituída de significado graças à popularidade do filme de Frank Capra, ouvir essas palavras de um homem cuja vida envolveu incontáveis ​​lutas ainda parece significativo.

Para aqueles que não estão familiarizados com a intimidade bizarra e moldadora de vida que pode se desenvolver entre duas ou mais pessoas em recuperação, o episódio pode ou não soar como uma nota piegas, e com certeza haverá alguns dispostos a negociar a revelação tranquila do especial da noite anterior para o caos contínuo da temporada anterior. Se você se encontrou na posição única de confiar em palavras - meras palavras! - de outra pessoa para impedi-lo de quebrar sua abstinência ou sobriedade em uma das épocas mais desafiadoras do ano, no entanto, é difícil assistir ao episódio sem sentir, como dizem as crianças, “visto”.

É improvável que a próxima temporada deEuforia, que deve começar a ser filmado no início de 2021, permanecerá submerso nas águas profundas e turvas do especial de domingo. Esperançosamente, porém, a segunda temporada encontrará uma maneira de casar a nebulosidade hedonística da primeira temporada com o peso emocional comandado pelo episódio independente; em última análise, a história queEuforiaDecidi dizer que no início de uma temporada de férias sobrecarregada de pandemia foi de gratidão pela simples conexão humana, e o que poderia ser mais apropriado do que isso?