A última lua cheia de 2012 nasce sexta-feira

Dezembro de 2012 Lua Cheia

Sexta-feira, 28 de dezembro de 2012, 5:21 am EST. A lua cheia de dezembro é chamada de lua do carvalho. Outros nomes são lua gelada, lua de inverno, lua de noite longa e lua antes do Yule. Em hindi, é conhecido como margashirsha poornima. Seu nome cingalês (budista) é unduvap. A lua cheia nasce por volta do pôr do sol e se põe por volta do nascer do sol, a única noite do mês em que a lua fica no céu a noite toda. No resto do mês, a lua passa pelo menos algum tempo no céu diurno. (Crédito da imagem: Starry Night Software )

A última lua cheia de 2012 surgirá no céu noturno esta semana em um deleite lunar de fim de ano.

o lua cheia é na verdade um evento instantâneo quando a lua está exatamente oposta ao sol no céu da Terra, e neste mês isso ocorre na manhã de sexta-feira, 28 de dezembro, às 5h21 EST (1021 GMT). Mas, a olho nu, a lua 'parece' cheia por alguns dias em cada lado dessa hora, então a data exata não importa.

Muitos proprietários de novos telescópios ficam desapontados quando olham para os planetas. Em seu maior tamanho, o planeta Vênus mal mede um minuto de arco de diâmetro, cerca de 1/30 do diâmetro do Sol ou da Lua, e todos os outros planetas parecem menores do que isso.

Os proprietários de telescópios reclamam que os planetas não parecem maiores com um telescópio do que a olho nu. Isso não é verdade, é claro, porque qualquer telescópio aumentará tudo dezenas ou centenas de vezes. Mas quando algo é tão pequeno quanto um planeta, mesmo uma grande ampliação não o tornará muito grande. [ Fotos incríveis da lua de 2012 ]

A lua como um planeta

Mesmo se você não tiver um telescópio, olhar para a lua a olho nu pode mostrar os desafios enfrentados pelos observadores planetários.

No início desta semana, vimos Júpiter brilhando fortemente ao lado da lua. Seria necessário um telescópio ampliado cerca de 40 vezes para fazer Júpiter parecer tão grande quanto a lua a olho nu. Quando Marte estava mais próximo da Terra em 2003, um telescópio aumentou 75 vezes para fazer Marte parecer tão grande quanto a Lua a olho nu. No momento, Marte está do outro lado do Sol e requer um telescópio com uma ampliação de 430 vezes para que pareça tão grande quanto a lua a olho nu.

Portanto, se você quiser um desafio de observação semelhante a tentar localizar a Grande Mancha Vermelha de Júpiter ou a calota polar de Marte, tente observar detalhes na lua a olho nu.

O homem da lua

O que a maioria das pessoas vê quando olha para a lua é 'o homem na lua'. Este é um padrão de claro e escuro causado pelas marcas de albedo na lua. Albedo é uma medida de quanta luz é refletida por uma área de um planeta.

Áreas mais escuras na superfície da lua, que os primeiros astrônomos chamavam de 'mares', embora agora saibamos que são secas e sem ar, formam o rosto de um homem, em nossa mente. Ou, eles podem formar uma mulher ou um coelho, dependendo da sua cultura. Elas são muito semelhantes às marcações escuras que os astrônomos observam com telescópios em Marte e Mercúrio, também chamadas de marcações de albedo.

Se você tentar esboçar as marcas que vê na lua, descobrirá, como fazem os observadores planetários experientes, que pode ver detalhes muito mais sutis do que o homem na lua. Você deve ser capaz de ver alguns dos mares menores, como o Mare Crisium, na parte leste da lua, e uma ou duas das crateras mais brilhantes, como Tycho na parte sul.

Depois de tentar desenhar a lua a olho nu, tente observá-la com um pequeno binóculo. Você ficará surpreso com a quantidade de detalhes que poderá ver e começará a experimentar a maravilha que Galileu deve ter sentido quando girou seus telescópios primitivos na lua. Realmente existe outro mundo lá fora.

Se você tirar uma foto incrível da lua cheia final do ano na sexta-feira e quiser compartilhá-la com SPACE.com para uma história ou galeria em potencial, envie fotos e comentários, incluindo seu nome e localização para spacephotos@space.com .

Este artigo foi fornecido a SPACE.com por Educação noite estrelada , líder em soluções curriculares de ciências espaciais. Siga Starry Night no Twitter @StarryNightEdu .