Por dentro do Jazz Household de Jason Moran e Alicia Hall Moran

Quando eu apareço em uma segunda-feira de manhã no apartamento de Jason Moran e Alicia Hall Moran no West Harlem, eles acabam de mandar seus gêmeos de onze anos para a escola e estão comentando sobre o desempenho dos meninos em um recital de Alvin Ailey sobre o final de semana. As crianças estudam dança porque é musical, mas nãotambémmusical: “Eu não quero esmagá-los”, brinca Alicia, uma mezzo-soprano. 'E, ainda assim, preciso fazer uma lavagem cerebral neles.' Entrando na sala de estar, fico impressionado com a misteriosa falta de ruído de fundo, qualquer barulho de rua extinto por janelas com cancelamento de som. Mas na sala de música adjacente, as janelas são padrão, e o barulho da vida urbana entra. 'É legal isolar o mundo, mas aí você apenas ouve a si mesmo', reflete Jason, colocando algumas notas em seu Steinway. 'Eu preciso de uma buzina de carro ou algo assim.'

Você não precisa ser algum tipo de aficionado de jazz para conhecer Jason Moran. O homem de 44 anos é um pianista de jazz indicado ao Grammy, um companheiro 'gênio' da MacArthur, o diretor artístico de jazz no Kennedy Center de DC, um compositor de filmes e um artista performático com probabilidade de aparecer na Bienal de Veneza como em Birdland. No ano passado, ele também estreou sua primeira mostra individual em museu, uma exposição homônima que foi inaugurada no Walker Art Center e neste mês faz sua última parada no Whitney. A mostra, diz a curadora Adrienne Edwards, “mapeia a conversa dos últimos 20 anos no fazer artístico” por meio de colaborações em vídeo com luminares como Glenn Ligon, Kara Walker e Joan Jonas. Também inclui desenhos que Jason cria cobrindo as teclas de seu piano com papel e, em seguida, tocando com os dedos manchados de pó de carvão e suas réplicas de instalações de jazz antigas famosas: o Savoy Ballroom do Harlem, a meca do bebop do centro da cidade, Three Deuces, o barulhento Slugs 'Saloon no centro da cidade. (todas com venezianas compridas). No Whitney, Jason convida regularmente um elenco giratório de músicos para tocar nos sets desses palcos ressuscitados. É uma homenagem ao lar adotivo do pianista - ele cresceu em Houston - e uma meditação sobre a história: o que é consagrado e o que é apagado? O que acontece quando o jazz muda da boate para a frente e o centro de uma grande instituição de arte? “Muito peso cultural está nesses espaços, mas de alguma forma eles também podem ficar sem documentos”, explica Jason. “Revoluções aconteceram nesses palcos muito humildes.”

Ambos, marido e mulher, trabalham para recuperar uma rica herança que as histórias oficiais freqüentemente distorcem ou negligenciam. “Fomos forçados a imaginar que temos que reinventar essa roda do sucesso negro indefinidamente”, diz Alicia. 'Isso é uma mentira absoluta.' Poucos dias após nosso encontro, os Morans, que colaboram com frequência, estão indo para Chicago para se apresentarTwo Wings: The Music of Black America in Migration, um concerto originalmente encomendado pelo Carnegie Hall. “Os terapeutas diriam que ficamos juntos porque trabalhamos juntos”, diz Jason. “E permitimos espaço em nossos projetos para a voz uns dos outros.” Também ajuda que eles preencham as lacunas uns dos outros. Jason é reservado, ri rápido e está ansioso para ceder o microfone para sua esposa. Alicia é o oposto: loquaz, vivaz e às vezes deliberadamente ultrajante. (Outra forma de colocar isso: ele é jazz, ela é ópera.) Os dois se conheceram por volta dos 20 anos na Manhattan School of Music. Ele credita a ela sua educação feminista - “Os conservatórios de música fazem um péssimo trabalho nisso” - e por ajudá-lo a encontrar um senso de intenção em sua arte. Alicia, que cresceu em Connecticut, é prolífica por seus próprios méritos: ela grava álbuns, trabalha com nomes como Carrie Mae Weems e Bill T. Jones, encena óperas modernas originais (um projeto recente sobre uma rivalidade na patinação artística foi apresentado em patins em um rinque), e, como uma brincadeira, serviu como substituta de Audra McDonald's para o revival da Broadway de 2012Porgy and Bess dos Gershwins, assumindo o papel para a turnê nacional.

É importante notar que a calma da manhã de segunda-feira que observei não é exatamente a norma. “Tenho conduzido umjazzfamília ”, diz Alicia. “Nós corremos em umjazzcronograma. Eu tenho algunsjazzcrianças.' O casal não finge ter alcançado o equilíbrio, mas “temos uma maneira de estar um no ouvido do outro”, diz Jason. “Ele trabalhará por 10 horas em um projeto”, explica Alicia. “Então eu vou entrar e ser como,‘ O que está acontecendo aqui? ’Não é igual trabalho, mas é colocar o maldito jantar na mesa.” A vida deles, diz Jason, “é complexa. Estamos desequilibrados. A razão pela qual você se torna um artista é porque você está desequilibrado. Um artista fica obcecado de maneiras que as pessoas normais não fazem. ”