Como o designer de joias Jonne Amaya está transformando relíquias de família em algo novo

Cortesia de Jonne Amaya

Na maioria das vezes, o início de uma coleção crescente de joias começa com os itens passados ​​para a família. Essas peças de herança normalmente têm um valor sentimental que as torna inestimáveis. No entanto, enquanto alguns podem transcender o teste do tempo como clássicos infalíveis em sua coleção, outros podem parecer desatualizados ou desalinhados com seu estilo pessoal. Essas bugigangas tendem a manter um lugar em sua caixa de joias e não são usadas - e quando for esse o caso, é tentador encontrar um novo lar para elas. Mas graças a designer de joias Jonne Amaya , você poderá usá-los de uma maneira totalmente nova - literalmente.

Amaya - que trabalha com seus clientes para reaproveitar suas joias não usadas com designs novos e personalizados - tem como objetivo fornecer a todos uma nova perspectiva sobre joias antigas. “Existem tantos casos em que os clientes herdaram uma peça e apenas a vestiram porque sabem que é valiosa e por causa do significado que tem”, o designer de Los Angeles compartilha com a TZR por e-mail. “Muitas vezes é simplesmente por causa disso, e não porque eles gostam do design e o usam como uma declaração de moda.” Amaya continua explicando que, por meio do processo de reaproveitamento de suas joias, os clientes podem manter o significado da peça original, dando a ela um novo visual que você vai querer usar com tudo. “Você pode literalmente manter o valor sentimental, mas apenas em um novo design que você gostará e que foi feito sob medida para você.”

Cortesia de Jonne Amaya

O conceito de reaproveitamento de joias surgiu em Amaya quando ela começou a criar designs na bancada da Academia de Orfebres na Cidade do México. Suas primeiras peças foram feitas com metais derretidos com as joias que recebeu de sua avó. Desde então, ela se concentrou em projetar joias sustentáveis ​​e únicas, usando apenas ouro reciclado e pedras de peças antigas. “Acho que nossa geração está muito mais consciente do que consumimos e somos educados o suficiente para saber que a produção em massa de qualquer tipo é muito prejudicial. O reaproveitamento é ótimo porque é a maneira mais saudável de abordar esta indústria, e o resultado é bonito e sofisticado. ”

Quando os clientes estão prontos para transformar suas joias em algo novo, o designer desconstrói e avalia cuidadosamente cada peça antes de iniciar o processo de design personalizado. “Normalmente começamos um quadro de humor para sentir a vibe e depois fazemos alterações para que cada peça faça sentido em relação às pedras e materiais que possuem”, diz ela. Enquanto cada peça terá a influência ousada e proeminente do metal de Amaya, o designer garante que o processo criativo seja incrivelmente inclusivo para o cliente, resultando em uma peça que incorpora seu estilo.

Cortesia de Jonne Amaya

Assim que o designer tiver uma ideia para o estilo de seu cliente, ela criará renderizações 3D (como o acima) do que ela pode criar usando as joias fornecidas. As peças podem ser ajustadas a partir dessas imagens antes do lançamento final.

Para Amaya, redesenhar joias finas é um passo natural na criação de uma coleção de peças que duram ao longo do tempo. “Acredito piamente que o ditado 'saia do velho e entre no novo' é uma mentalidade terrível. Acho que devemos sempre priorizar pegar o que já temos e encontrar um novo propósito para isso. ”

Além de dar uma nova vida às joias antigas, o processo de reaproveitamento de Amaya incorpora uma abordagem sustentável ao design de joias. Usando ouro reciclado fornecido por seus clientes, bem como pedras de peças antigas, Amaya e seus clientes minimizam a necessidade de qualquer nova mineração - uma prática na indústria de joias que pode ser prejudicial ao meio ambiente.

A criação de uma nova peça personalizada usando suas joias velhas ou não usadas começa em US $ 1.500 com custos adicionais de mão de obra e material. As renderizações 3D de Amaya de sua nova peça fazem parte de um depósito não reembolsável de $ 250, que será adicionado ao preço final de suas joias. Se você gostaria de trabalhar com novas peças personalizadas Amaya usando suas joias velhas ou não usadas, você pode entre em contato com a designer em seu site .