Resposta de Harvey: NASA empresta olhos baseados no espaço para a recuperação

O Observatório Global de Medição de Precipitação (GPM) da NASA capturou imagens de Harvey às 7h45 EDT (1145 GMT) e às 17:25 EDT (2125 GMT) em 27 de agosto, cerca de dois dias depois que o sistema de tempestades atingiu a costa perto de Victoria, Texas. A imagem revela as taxas de chuva representadas pelo imageador de microondas GMI da GPM e pelo radar de precipitação de dupla frequência, que foram sobrepostas em dados infravermelhos aprimorados do satélite GOES East da NOAA. (Crédito da imagem: NASA Scientific Visualization Studio)

A NASA está ajudando a resposta humanitária à tempestade tropical Harvey, pesquisando o impacto da tempestade de cima. Este esforço fornecerá dados especializados às agências de ajuda humanitária.

Harvey atingiu o sudeste do Texas em 25 de agosto como um furacão de categoria 4 e atingiu o sul da Louisiana como uma tempestade tropical em 30 de agosto. O sistema de tempestades persistiu na região, causando inundações e chuvas recordes. O aguaceiro foi tão forte que o Centro Nacional de Furacões chamou a enchente de 'ameaça à vida'. A NASA está auxiliando gestores de emergência locais, estaduais e federais e socorristas usando sua espaçonave para fazer medições da região afetada, de acordo com uma nova declaração da agência.

'Este é um evento climático imenso que está criando um desafio único', disse Thomas Zurbuchen, administrador associado da Diretoria de Missões Científicas da NASA na sede da agência em Washington, D.C., em um comunicado. 'A NASA está trabalhando para habilitar e aprimorar as capacidades de nossos parceiros nas agências federais e em outros lugares para garantir [que] eles sejam capazes de fazer o melhor trabalho possível na avaliação da ameaça e no fornecimento de serviços de resgate e resposta.' [ Como doar para Harvey Victims Online ]

A NASA designou sua espaçonave para fazer medições quando os Estados Unidos ativaram a Carta Internacional humanitária sobre o espaço e grandes desastres, disseram oficiais da NASA no comunicado. A entidade líder da agência espacial para o esforço humanitário é o Programa de Desastres de Ciências da Terra da NASA. Os cientistas e parceiros externos desse grupo analisarão imagens de satélite e outros conjuntos de dados para informar o apoio efetivo a desastres para o estado do Texas, o Sistema de Distribuição de Dados de Perigos do Levantamento Geológico dos EUA, a Federal Emergency Management Agency (FEMA) e a Guarda Nacional.

A NASA está obtendo imagens de alta resolução da superfície da Terra analisando dados de instrumentos de radar de abertura sintética (SAR) em satélites parceiros internacionais, que são poderosos o suficiente para penetrar nas nuvens noite e dia, de acordo com o comunicado. A equipe da missão Global Precipitation Measurement (GPM) da NASA também produziu gráficos que ajudaram o Centro Nacional de Furacões da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) a compreender melhor o centro de Circulação de Harvey .

O satélite NASA-NOAA Suomi NPP capturou esta imagem noturna do Golfo do México, Texas e Louisiana em 29 de agosto às 3h03. Tempestade tropical Harvey

O satélite NASA-NOAA Suomi NPP capturou esta imagem noturna do Golfo do México, Texas e Louisiana em 29 de agosto às 3h03. O centro da tempestade tropical Harvey é identificado sobre o Golfo.(Crédito da imagem: William Straka III / NASA / NOAA / UWM-CIMSS)

Hoje (31 de agosto), a NASA voará o instrumento Radar de Abertura Sintética de Veículo Aéreo Desabitado (UAVSAR) a bordo de uma aeronave Gulfstream III da NASA para observar rios, várzeas e infraestrutura crítica. Quando o céu ficar mais limpo na área, o Programa de Desastres das Ciências da Terra da NASA usará uma série de satélites de observação da Terra para mapear inundações e quedas de energia. Estes incluem o instrumento de Espectrorradiômetro de Imagem de Resolução Moderada (MODIS) a bordo dos satélites Terra e Aqua da NASA, o Radiômetro de Emissão Térmica e Reflexão Avançado (ASTER) a bordo do Terra, Landsat e o Visible Infrared Imaging Radiometer Suite (VIIRS) a bordo do Suomi-National Parceria de órbita polar ( Finlândia NPP ) satélite.

As últimas atualizações de Harvey da NASA podem ser encontradas em www.nasa.gov/hurricane .

Siga Doris Elin Salazar no Twitter @salazar_elin . Siga-nos @Spacedotcom , Facebook e Google+ . Artigo original sobre Space.com .