Trailer de 'Geostorm': o clima controlado por satélite dá errado no novo suspense

Uma onda gigante sobe em redemoinhos até uma praia e edifícios altos

Em 'Geostorm', o controle humano do clima dá terrivelmente errado. (Crédito da imagem: WarnerBros.UK /Youtube)

Em um mundo onde os satélites controlam o clima, o que acontece quando esse controle cessa? Tornados e ondas gigantescas são apenas alguns dos efeitos, se quisermos acreditar um novo teaser trailer para 'Geostorm', que chega aos cinemas em outubro.

Muita coisa está acontecendo em apenas 1 minuto e 41 segundos, então vamos desembrulhar o que vemos. A primeira coisa a entender é que esse desastre natural, ao contrário de muitos retratados em filmes, é causado por máquinas feitas pelo homem, de acordo com o site da Warner Bros.

'Depois que uma série sem precedentes de desastres naturais ameaçou o planeta, os líderes mundiais se uniram para criar uma intrincada rede de satélites para controlar o clima global e manter todos seguros', disseram representantes do estúdio na descrição do filme. [ Filmes espaciais para assistir em 2017 ]

'Mas agora, algo deu errado - o sistema construído para proteger a Terra está atacando, e é uma corrida contra o relógio para descobrir a verdadeira ameaça antes que uma geo-tempestade mundial destrua tudo ... e todos junto com ela,' a descrição lida .

Não está claro no trailer o que os satélites estão controlando, mas os efeitos que ocorrem quando eles perdem esse controle são devastadores. A cena de abertura do filme dá aos espectadores um vislumbre de quatro tornados caindo em um mercado lotado enquanto as pessoas fogem. As áreas costeiras parecem particularmente atingidas, pois uma onda gigante derruba edifícios como dominós, fazendo com que os caminhantes da praia lutem por terrenos mais altos. Mais tarde, pássaros caem do céu - seguidos por um jato de passageiros.

Em 'Geostorm', o controle humano do clima dá terrivelmente errado.(Crédito da imagem: WarnerBros.UK /Youtube)

Vigiando os eventos está um abatido e barbudo Gerard Butler ('Jake'), que parece estar em uma sala de controle de algum tipo. E ele e seus colegas estão horrorizados com o que estão vendo. Outras estrelas do filme incluem Katheryn Winnick ('Olivia') e Ed Harris ('Dekkom.')

Sentimos falta dos dias de protagonista de Harris, quando ele comandou o controle da missão para resgatar a Apollo 13 ('Apollo 13', 1995), ou viajou para o espaço como o astronauta John Glenn da Mercury ('The Right Stuff,' 1983). Embora esses filmes também mostrassem pessoas lutando contra os elementos, pelo menos os cenários eram baseados em ciência real. Mas, olha, o fim do mundo é sempre fascinante de assistir. Especialmente se você usar explosões.

Há alguns vislumbres da tecnologia espacial em 'Geostorm', que ocorre em um momento indefinido no futuro. Estranhamente, parece que a mais nova estação espacial usa uma versão atualizada do ônibus espacial para transportar suprimentos e astronautas de um lado para outro. (Não diga à SpaceX - as viagens da nave espacial Dragon para a estação espacial são fundamentais em seus planos para demonstrar que a nave é incrível o suficiente para enviar pessoas ao redor da lua ou para Marte.)

O mais intrigante é que vemos imagens de uma plataforma espacial lançando bombas em um furacão e (aparentemente) começando a dissolver a enorme tempestade. Pode ser um processo semelhante à semeadura de nuvens, uma estratégia real que os cientistas consideraram para engenharia do tempo e do clima da Terra - mas o quão útil é para afetar as chuvas ainda está em debate.

'Geostorm', que ainda não foi avaliado, chegará aos cinemas em 20 de outubro.

Siga Elizabeth Howell @howellspace ou Space.com @Spacedotcom . Também estamos Facebook e Google+ . Artigo original sobre Space.com .