Gabrielle Giffords desiste do congresso

A congressista Gabrielle Giffords, esposa do astronauta aposentado Mark Kelly, anunciou sua aposentadoria do Congresso em 22 de janeiro de 2012. (Crédito da imagem: Gabrielle Giffords)

A congressista Gabrielle Giffords, que sobreviveu a um tiro na cabeça há um ano, está deixando o cargo, ela anunciou no domingo (22 de janeiro).

A congressista, esposa do astronauta aposentado da NASA Mark Kelly e ex-membro de vários comitês do Congresso sobre ciência e espaço, fará uma pausa na política para se concentrar em sua saúde e reabilitação.

'Tenho mais trabalho a fazer na minha recuperação, então, para fazer o que é melhor para o Arizona, deixarei o cargo esta semana', disse Giffords em uma mensagem de vídeo postada em seu site no Facebook. 'Arizona é minha casa, sempre será. Muita coisa aconteceu no ano passado; não podemos mudar isso. Mas eu sei, nas questões pelas quais lutamos, podemos mudar as coisas para melhor: empregos, segurança nas fronteiras, veteranos. Podemos fazer muito mais trabalhando juntos. '

Outros membros do Congresso expressaram seu respeito e afeto por ela na notícia.

'Lamento muito que nosso amigo e colega, Gabrielle Giffords , deixará o Congresso esta semana ', disse o congressista Jerry Costello (D-IL) em um comunicado. 'Ela tem sido um membro notável, atencioso e focado, e determinado a causar um impacto para seus constituintes, estado e a nação. E nisso, não há dúvida de que ela teve sucesso. Ela lidou com as consequências de seu ataque e sua recuperação com tremenda coragem e graça, inspirando a nação e o mundo, e sei que ela continuará a fazer uma diferença positiva em tudo que fizer. '

O capitão Mark Kelly abraça sua esposa, a congressista Gabrielle Giffords, após receber a Legião de Mérito do vice-presidente Joe Biden durante o Capitão Kelly

O capitão Mark Kelly abraça sua esposa, a congressista Gabrielle Giffords, após receber a Legião de Mérito do vice-presidente Joe Biden durante a cerimônia de aposentadoria do capitão Kelly no Secretary of War Suite no Eisenhower Executive Office Building, em Washington, D.C., 6 de outubro de 2011.(Crédito da imagem: Foto da Casa Branca por David Lienemann)

No momento do tiroteio, Giffords ocupava cadeiras nos comitês de Ciência e Tecnologia da Câmara e de Serviços Armados da Câmara, e havia servido como presidente do Subcomitê de Aeronáutica e Espaço da Câmara.

'A deputada Giffords serviu com distinção ao povo americano como membro do Congresso nos últimos cinco anos, e ela tem sido uma amiga e colega no comitê', disse a congressista Eddie Bernice Johnson (D-Texas) em um comunicado. 'Sua personalidade brilhante e enérgica, sua incrível ética de trabalho e sua disposição para ir além do altar a tornaram um verdadeiro trunfo para o Congresso e para este comitê.'

Giffords desafiou todas as probabilidades vivendo, e então tendo uma recuperação notável, após levar um tiro na cabeça à queima-roupa enquanto se reunia com constituintes em um supermercado em Tucson, Arizona, 8 de janeiro de 2011. Seis pessoas foram mortas nos ataques , e 13 ficaram feridos.

'Não me lembro muito daquele dia horrível, mas nunca esquecerei a confiança que você depositou em mim para ser sua voz', disse Giffords. 'Obrigado por suas orações e por me dar tempo para me recuperar.'

Kelly, que estava treinando para comandar a penúltima missão do ônibus espacial na época, fez uma pausa para ficar ao lado de sua esposa, mas finalmente voltou a treinar a tempo de lançar o 134º vôo do ônibus espacial da NASA - o último vôo do ônibus espacial Endeavour - em maio de 2011. Giffords assistiu à decolagem pessoalmente em Cabo Canaveral, Flórida.

Um mês depois, Kelly anunciou sua aposentadoria da NASA. Enquanto alguns especulam que ele pode tentar a política enquanto Giffords se recupera, o astronauta disse que deixaria essa arena para sua esposa. [Fotos: Astronauta Mark Kelly e Gabrielle Giffords]

'Ela é a política e eu o cara do espaço, e não vejo razão para mudar isso agora', disse Kelly no verão passado.

Giffords, por sua vez, afirma que gostaria de voltar ao trabalho quando estiver pronta.

“Estou melhorando a cada dia”, disse ela no vídeo. 'Meu espírito está alto. Voltarei e trabalharemos juntos pelo Arizona e por este grande país. '

O casal se conheceu em 2003, durante uma conferência de liderança na China. Eles se casaram em 2007. Giffords usa um anel de Kelley que diz 'Você é o mais próximo do céu que eu já estive.'

Você pode seguir a editora-gerente assistente do SPACE.com Clara Moskowitz no Twitter @ Clara Moskowitz . Siga SPACE.com para as últimas notícias sobre ciência espacial e exploração no Twitter @Spacedotcom e em Facebook .