Edmond Halley: um cientista extraordinário e o segundo astrônomo real

Edmond (ou Edmund) Halley foi um cientista inglês mais conhecido por prever a órbita do cometa que mais tarde recebeu seu nome. Embora seja lembrado principalmente como astrônomo, ele também fez descobertas significativas nos campos da geofísica, matemática, meteorologia e física.

Jovem estudioso

Halley (a pronúncia tradicional do nome rima com vale ) nasceu em 8 de novembro de 1656, em Haggerston, Shoreditch, Londres, Inglaterra. Seu pai era um próspero fabricante de sabão e proprietário de uma propriedade, de acordo com uma biografia online do Universidade de St. Andrews na Escócia . Halley teve aulas particulares em casa antes de entrar na St. Paul's School, onde se destacou em matemática e astronomia.

Halley ingressou no Queen's College, em Oxford, em 1673, quando tinha 17 anos. Ele trouxe consigo uma bela coleção de instrumentos astronômicos adquiridos por seu pai. Ainda na graduação, ele se tornou protegido de John Flamsteed, o Astrônomo Real. Halley fez observações importantes em Oxford, incluindo uma ocultação de Marte pela lua, e publicou artigos sobre o sistema solar e sobre as manchas solares.

O jovem astrônomo desistiu de seus estudos em 1676 e navegou para Santa Helena, no Atlântico Sul, onde catalogou 341 estrelas no hemisfério sul e descobriu um aglomerado de estrelas em Centaurus. Ele também fez a primeira observação de um trânsito de Mercúrio e percebeu que um similar trânsito de Vênus poderia ser usado para medir o tamanho do sistema solar. Durante a viagem, ele também aprimorou o sextante e documentou observações sobre o oceano e a atmosfera.

Edmond Halley (1656-1742)

Edmond Halley (1656-1742)(Crédito da imagem: domínio público.)

Reputação feita

Halley publicou seu catálogo de estrelas em 1678, o que estabeleceu sua reputação como astrônomo. O rei Carlos II decretou que Oxford concedesse a Halley o título de Mestre em Artes. Halley também foi eleito membro do sociedade Real . Aos 22 anos, era um dos membros mais jovens do prestigioso grupo científico.

Nos anos seguintes, Halley viajou e continuou fazendo observações científicas. Ele observou um cometa em Paris em 1680 e trabalhou com Giovanni Cassini para determinar sua órbita. Em 1684, Halley, com outros membros da Royal Society, Christopher Wren e Robert Hooke, visitou Isaac Newton para discutir teorias do movimento planetário. Newton mostrou a eles seus cálculos. Halley convenceu Newton a expandir seus estudos e permitir que ele editasse o trabalho. Halley pagou todas as despesas, corrigiu ele mesmo as provas e trouxe 'Philosophiae Naturalis Principia Mathematica' ('Princípios Matemáticos da Filosofia Natural', muitas vezes referido como 'Principia') para impressão em 1687.

Halley trabalhou para a Royal Society em vários empreendimentos. Ele editou o jornal da Sociedade, 'Philosophical Transactions', publicou alguns dos primeiros tabelas atuariais , e publicou um mapa-múndi que mostrava os ventos predominantes sobre os oceanos - em outras palavras, a primeira carta meteorológica.

Em 1698, ele comandou um navio da marinha britânica em uma expedição científica. Em duas viagens, Halley fez medições da bússola no Atlântico Sul e determinou longitudes e latitudes precisas de seus portos de escala. Ele também estudou a variação entre Norte magnetico e True North. Após a segunda viagem, ele publicou um mapa mostrando isóclinas, ou pontos de igual valor de desvio.

Uma imagem de Halley

Uma imagem do cometa Halley tirada em 1986.(Crédito da imagem: NASA)

Imortalidade alcançada

Em 1704, Halley foi nomeado professor de geometria Savilian em Oxford. Continuando seu trabalho em astronomia observacional, Halley publicou 'Uma Sinopse da Astronomia dos Cometas' em 1705. Neste trabalho, ele mostrou que os avistamentos de cometas em 1456, 1531, 1607 e 1682 foram tão semelhantes que devem ter sido o mesmo cometa retornando . Ele previu que voltaria em 1758. [ Fotos: Cometa Halley através da história ]

Em 1716, Halley desenvolveu um método para observar trânsitos de Vênus através do disco do sol, a fim de determinar a distância da Terra ao sol. Ele também propôs dois tipos de sinos de mergulho para explorar debaixo d'água. Em 1718, comparando as posições das estrelas com dados registrados pelo filósofo grego Ptolomeu, ele deduziu o movimento das estrelas.

Em 1720, Halley sucedeu Flamsteed como Astrônomo Real. Ele continuou a fazer observações, como cronometrar os trânsitos da lua através do meridiano, que ele esperava que eventualmente fossem úteis para determinar a longitude no mar.

Halley morreu em 14 de janeiro de 1742, em Greenwich, Inglaterra. Ele não sobreviveu para ver o retorno do que mais tarde foi chamado de Cometa Halley, no dia de Natal de 1758.

Este artigo foi atualizado em 11 de dezembro de 2018 pelo Colaborador da Space.com Adam Mann.