The Nickel Boys, de Colson Whitehead, ganha o Prêmio Pulitzer de Ficção

The Nickel Boys, um romance sobressalente mas angustiante de Colson Whitehead que descreveu o abuso de meninos em um internato da Flórida para jovens delinquentes durante a era Jim Crow, ganhou o Prêmio Pulitzer de 2020 de ficção. Os dois segundos classificados, anunciados online na segunda-feira, foramA casa holandesapor Ann Patchett eThe Topeka Schoolpor Ben Lerner. O conselho do Pulitzer descreveuThe Nickel Boyscomo 'em última análise, um conto poderoso de perseverança humana, dignidade e redenção.' É o sexto romance de Whitehead, de 50 anos, e o segundo dele a ganhar um Pulitzer;The Underground Railroadganhou o prêmio de ficção em 2017.

Em sua revisão deThe Nickel BoysparaO jornal New York Times, Frank Rich escreveu sobre Whitehead que ele 'aplica o músculo de um mestre contador de histórias não apenas para escavar um passado doloroso, mas para examinar o processo pelo qual os americanos minam, distorcem, escondem ou‘ apagam ordenadamente ’as histórias que ele é impelido a contar.'

Um Loop Estranho, de Michael R. Jackson, descrito pelo conselho do Pulitzer como “um musical metaficcional que acompanha o processo criativo de um artista transformando questões de identidade, raça e sexualidade” ganhou o prêmio de drama. Os outros dois finalistas foramHeróis da Quarta Viradapor Will Arbery e o musicalSoft Powerpor David Henry Hwang e Jeanine Tesori.

Sweet Taste of Liberty: Uma verdadeira história de escravidão e restituição na Américapor W. Caleb McDaniel ganhou o prêmio de história, eSontag: sua vida e trabalhopor Benjamin Moser - 'uma obra construída com autoridade contada com pathos e graça, que captura o gênio e a humanidade do escritor ao lado de seus vícios, ambigüidades sexuais e entusiasmos voláteis' - ganhou o Pulitzer para biografia.

Nas categorias de jornalismo, oNew York TimeseO Nova-iorquinoforam os dois grandes vencedores. oVezesganhou três prêmios: comentários para Nikole-Hannah Jones, por seu ensaio para o “Projeto 1619”; reportagem internacional para a equipe estrangeira do jornal, por “um conjunto de histórias cativantes, relatadas com grande risco, expondo as predações do regime de Vladimir Putin”; e reportagem investigativa para Brian M. Rosenthal, para uma exposição de seis partes da indústria de táxis da cidade de Nova York 'que mostrou como os credores lucraram com empréstimos predatórios que destruíram a vida de motoristas vulneráveis.'

O Nova-iorquinoganhou dois prêmios, por roteiro de longa-metragem e desenho animado. O prêmio de roteirista foi para Ben Taub, redator da revista desde 2017, por “O segredo mais sombrio de Guantánamo”, que a citação chamou de “um relato devastador de um homem que foi sequestrado, torturado e privado de liberdade por mais de uma década no centro de detenção da Baía de Guantánamo. ” E Barry Blitt, que contribui para a revista há quase três décadas, venceu na categoria de cartuns editoriais por trabalhos que incluíram várias capas de revistas e uma série de desenhos animados publicados online.

Dois anos atrás, oVezeseO Nova-iorquinocompartilharam o prêmio de interesse público por suas respectivas reportagens sobre o movimento #MeToo.