Limpeza do colapso do radiotelescópio do Observatório de Arecibo visto do espaço

observatório arecibo

O Observatório de Arecibo em Porto Rico, que desabou em dezembro de 2020, é visto do espaço nesta imagem de satélite capturada em 23 de fevereiro de 2021. (Crédito da imagem: imagem de satélite 2021 Maxar Technologies)

O triste trabalho de desmontagem dos restos do Observatório de Arecibo, em Porto Rico, está em andamento.

Imagens de satélite recentes da Maxar Technologies de 23 de fevereiro mostram equipes de trabalho removendo parte da estrutura e limpando o terreno por razões de segurança, após o colapso do telescópio em 1º de dezembro de 2020.

A National Science Foundation (que administrava o telescópio desde os anos 1970) não tinha atualizações sobre o status de Arecibo recentemente no Twitter ou em seus comunicados à imprensa. Ela anunciou a desativação do famoso observatório em novembro, no entanto, devido ao furacão e danos a cabos considerados muito perigosos para consertar. As novas imagens, portanto, não são nenhuma surpresa.

Relacionado: Os astrônomos ainda estão se recuperando da perda do icônico radiotelescópio de Arecibo

O colapso, documentado em fotos e video , viu a plataforma de 900 toneladas pendurada acima da antena cair repentinamente 140 metros (450 pés) na estrutura abaixo, às 8h, horário local. Uma investigação preliminar está em andamento para a causa durante a limpeza; uma primeira atualização 21 de janeiro da NSF sugerida erro de fabricação nos cabos pode ter contribuído para o colapso.

'Nós da NSF estamos extremamente gratos que as zonas de segurança foram adequadas e que ninguém se feriu fisicamente', disse Ashley Zauderer, diretora do programa do Observatório de Arecibo na NSF, durante um evento municipal virtual realizado separadamente em 11 de janeiro no 237º conferência da American Astronomical Society.

'Eu digo' fisicamente ferido 'porque queremos comunicar claramente que entendemos que este foi um evento muito traumático, impactando muitas pessoas', acrescentou Zauderer. 'Há muita dor.'

observatório arecibo

Uma visão aproximada da imagem de satélite mostra a equipe de limpeza trabalhando para desmontar o Observatório de Arecibo.(Crédito da imagem: imagem de satélite 2021 Maxar Technologies)

As conquistas astronômicas do telescópio são vastas, mas incluem a varredura de asteróides que se aproximaram da Terra, o exame de exoplanetas e o envio de uma mensagem para extraterrestres em 1974. O público também estava familiarizado com o trabalho de Arecibo por meio de filmes de ficção científica dos anos 1990, como 'Goldeneye' da franquia James Bond, e o focado em alienígenas 'Contact' que estrelou o jovem Matthew McConaughey décadas antes de seu filme espacial mais famoso 'Interstellar' (2014).

A localização de Arecibo em Porto Rico trouxe turismo e empregos científicos para a ilha, associados ao trabalho do telescópio; como garantir isso para o futuro ainda está sendo discutido. UMA editorial recente na revista Astronomy sugeriu a venda de peças de Arecibo (no contexto de um crescente mercado mundial de memorabilia espacial) para contribuir com um fundo de educação e divulgação na antiga instalação.

Siga Elizabeth Howell no Twitter @howellspace. Siga-nos no Twitter @Spacedotcom e no Facebook.