Christophe Lemaire, mostrando durante Couture, e Hermès: a história até agora

Quando ele fez sua estreia pela Hermès em março de 2011, Christophe Lemaire terá experiência em lidar com mudanças. Na semana passada, por exemplo, ele decidiu mostrar suas coleções femininas e masculinas juntos pela primeira vez, e com um tempo bem pouco convencional, tapa-estrondo durante a alta costura. Em seguida, ele dará adeus a Lacoste, onde dirigiu a criação por uma década ou mais, com um show final em Nova York em setembro. E, nesse ponto, ele terá que pensar sobre como o crocodilo vai aparecer em sua vida de uma maneira totalmente diferente, quando ele assumir as rédeas da icônica marca francesa ( Jean Paul Gaultier sai após seu show de outubro). Mas tudo isso está a meses de distância. No momento, Lemaire está em seu estúdio acima de sua loja na Rue de Poitou, no distrito de Le Marais, em uma sufocante tarde de quarta-feira de julho, falando sobre o que fará na próxima primavera. Para aqueles que não estão familiarizados com o trabalho de Lemaire além de Lacoste, aqui estão três coisas para lembrar. 1. Ele gosta de um uniforme - contanto que seja um uniforme pessoal, com o que ele se refere a algo discretamente militarista / utilitário, como as jaquetas amaciadas por serem cortadas em cloque branco ou ultrasuede de areia. 2. Ele gosta de volume de andrógino; referem-se às calças dhoti sob medida com cós de pregas duplas. 3. Ele gosta de brincar com o geograficamente específico para chegar a algo que indique que você realmente chegou em outro lugar, como uma estampa no estilo ikat asiático colorida de amarelo dourado, 'para que de repente pareça mais da África Central', ele diz. Para uma casa como a Hermès, que sempre faz referência a viagens globais, isso deve ter sido um empate. Esse ikat é na verdade baseado em um original dos anos 1930 comprado de um negociante de tecidos vintage em Paris, mas Lemaire não quis revelar nada sobre ela (além do fato de que é ela). Ele também não desistirá muito da Hermès, mas certamente está ciente do desafio de fazer algo com seu próprio nome - sua gravadora continuará - e de ser ele mesmo com outro nome também. “Fazer algo diferente”, diz Lemaire, rindo ao reconhecer o que está diante dele, “esse é o desafio”. Um pequeno trecho que ele revelou não significará nada para a maioria das pessoas, mas tudo para aqueles que foram a um show da Hermès nas últimas temporadas. Ele não planeja usar Halle Freyssinet, o local enorme e extremamente impessoal que é tão difícil de alcançar que você chegaria a Toulouse no TGV mais rápido. “É hora de voltar a algo íntimo”, diz ele. “Combina com a Hermès.”