China lança 9 satélites ao espaço da plataforma do oceano

A China lançou um foguete Longa Marcha 11 de uma plataforma oceânica no Mar Amarelo na manhã de terça-feira (15 de setembro), enviando com sucesso nove satélites para a órbita.

O lançamento ocorreu às 09:23, horário local (01:23 GMT / 21:23, segunda-feira oriental) a partir de uma plataforma de lançamento de 159,6 metros de comprimento chamada De Bo 3.

A missão é o segundo lançamento oceânico da China, após um primeiro Lançamento marítimo do longo 11 de março em junho de 2019. No entanto, é a primeira vez que a China usa novas instalações portuárias em Haiyang, no leste da China. A China é apenas o terceiro país a realizar um lançamento marítimo, atrás dos EUA e da Rússia.

Relacionado: As últimas notícias sobre o programa espacial da China

Imagem 1 de 2

Um foguete chinês Longa Marcha 11 transportando nove satélites de observação da Terra Jilin-1 Gaofen-3 é lançado do país

(Crédito da imagem: CAPACETE)

Imagem 2 de 2

Um foguete chinês Longa Marcha 11 é colocado em posição no país

(Crédito da imagem: CAPACETE)

Nove Jilin-1 Gaofen-03 (alta resolução-03) satélites de observação da Terra foram colocados em órbitas de aproximadamente 332 milhas (535 quilômetros) e fornecerão dados para levantamento de recursos terrestres, planejamento urbano, monitoramento de desastres e outros usos.

Os satélites pertencem à Chang Guang Satellite Technology Co., Ltd., (CGST) um spinoff comercial do Instituto de Óptica, Mecânica Fina e Física de Changchun (CIOMP), que pertence à Academia Chinesa de Ciências.

Seis dos satélites são satélites de imagem push-vassoura , capaz de retornar imagens que mostram características de até 3 pés (quase 11 metros). Os três últimos são satélites de imagem de vídeo. A plataforma chinesa de compartilhamento de vídeo Bilibili e a emissora estadual CCTV têm, cada uma, um satélite com o nome deles por meio de patrocínios, sendo a ciência popular um dos usos.

O CGST está construindo uma constelação de 138 satélites comerciais de observação da Terra, capazes de gerar imagens de qualquer ponto da Terra cinco a sete vezes por dia.

Um foguete chinês Longa Marcha 11 está no topo do país

Um foguete chinês Longa Marcha 11 está no topo da plataforma marítima De Bo 3, no Mar Amarelo, antes de 15 de setembro de 2020.(Crédito da imagem: CAPACETE)

A missão está sendo relatada como um avanço na China. 'Este lançamento no mar marca um passo importante que demos na construção de um sistema de lançamento baseado no mar', disse Li Zongli, diretor do Centro de Lançamento de Satélites de Taiyuan, à mídia estatal.

'A construção de plataformas de lançamento marítimo irá expandir as áreas de lançamento de espaçonaves da China, melhorar a eficiência de lançamento e tornar o lançamento de nossa espaçonave mais flexível e seguro.'

A China estabeleceu um espaçoporto na cidade de Haiyang, província de Shandong, para facilitar não apenas a preparação de lançamentos de foguetes, mas também como um cluster industrial espacial completo. O hub, que ainda está em desenvolvimento, incluirá pesquisa espacial e fabricação, SpaceNews relatado .

Um foguete chinês Longa Marcha 11 transportando nove satélites de observação da Terra Jilin-1 Gaofen-3 é lançado da plataforma marítima do país De Bo 3 no Mar Amarelo em 15 de setembro de 2020.(Crédito da imagem: CAPACETE)

'Depois de concluído, ele será capaz de produzir 20 veículos de lançamento de propelente sólido por ano. Nosso plano é que, até o final do próximo ano, toda a área inicial esteja totalmente funcional, 'Gao Zhongqian, vice-prefeito de Haiyang, disse CCTV . Eventualmente, o local também será capaz de produzir foguetes de propelente líquido.

O porto marítimo de Haiyang se soma aos quatro centros de lançamento espacial da China, com três situados no interior e outro na costa. Os lançamentos no interior veem os estágios gastos caírem no chão e, às vezes, ameaçam áreas habitadas - mais recentemente uma escola na província de Shaanxi. Os lançamentos marítimos podem reduzir esses riscos.

Os 9 satélites somam-se a pelo menos 16 satélites Jilin-1 já colocados em órbita. Outro satélite Jilin-1, designado Gaofen-02C, foi perdido no falha no lançamento de um foguete Kuaizhou-1A no sábado .

A China realizou 27 lançamentos em 2020 até agora, incluindo sua missão Tianwen-1 Mars, mas sofreu quatro falhas.

Siga-nos no Twitter @Spacedotcom e no Facebook.