A Ursa Maior: Um Ponteiro Útil no Céu

Ursa Maior Desliga sobre Roque de Los Muchachos de Miguel Claro

Miguel Claro enviou recentemente à Space.com esta imagem legal da constelação da Ursa Maior, ou Ursa Maior, brilhando sobre a estrada para Roque de Los Muchachos na ilha de La Palma nas Ilhas Canárias, Espanha. Ele usou uma câmera Canon 60Da (ISO2500; 24mm af / 2; Exp. 15 segundos) para capturar a imagem. (Crédito da imagem: Miguel Claro | www.miguelclaro.com )

A Ursa Maior é um asterismo na constelação da Ursa Maior (Ursa Maior). Uma das formas de estrela mais familiares no céu setentrional, é uma ferramenta de navegação útil.

Os asterismos são grupos proeminentes de estrelas que formam padrões, mas são menores ou mesmo parte de uma constelação. Geralmente são fáceis de encontrar porque as estrelas estão próximas umas das outras e têm aproximadamente o mesmo brilho. Nesse caso, a Ursa Maior tem oito estrelas. Sete são visíveis à primeira vista, enquanto a oitava é uma estrela dupla visível que só pode ser detectada a olho nu em uma área com 'visão' clara e boa visão.

As estrelas que compõem o asterismo são (na extremidade da alça e ao redor da parte inferior da tigela) Alkaid, Mizar-Alcor, Alioth, Megrez, Phecda, Merak e Dubhe. Mizar e Alcor (que é visivelmente mais escuro) são as duplas formando a segunda estrela da extremidade do cabo da Ursa Maior. (Na verdade, o sistema contém pelo menos seis estrelas, mas apenas duas delas são visíveis a olho nu.) De acordo com Rick Raasch, do Sociedade Astronômica do Texas , Mizar foi a primeira estrela dupla a ser descoberta através de um telescópio, em 1662; a primeira estrela a ser fotografada, em 1857; e a primeira estrela a ser identificada como binária espectroscópica, em 1889.

Notícias recentes da Ursa Maior

Em 2017, o cometa Cometa 41P / Tuttle-Giacobini-Kresák fez uma passagem pela Ursa Maior e Draco. O cometa se aproximou mais da Terra em pelo menos 50 anos, possivelmente 100, disse a NASA em um comunicado na época.

Em 2015, a estrela 47 Ursae Majoris - que provavelmente hospeda três exoplanetas - foi rebatizada de Chalawan em um concurso organizado pela União Astronômica Internacional, como parte de seu Concurso NameExoWorlds . Chalawan é um nome tailandês para crocodilo, e é o nome pelo qual a cultura tailandesa se refere à Ursa Maior.

A Ursa Maior foi fotografada do espaço pela nave espacial Juno com destino a Júpiter em 2012 no que é provavelmente a foto mais distante da constelação já tirada.

'Não sei se é a primeira imagem espacial da Ursa Maior, mas, como foi tirada quando estávamos bem além da órbita de Marte, é provavelmente da mais distante', Scott Bolton, investigador principal de Juno da Southwest Research Instituto em San Antonio, disse em um comunicado.

Uma estrela companheira da Alcor foi descoberta em 2009, quando astrônomos usando óptica adaptativa no telescópio Hale de 200 polegadas no Observatório Palomar viram uma fonte de luz desconhecida próxima à estrela. (A óptica adaptativa corrige o foco para se ajustar às mudanças na atmosfera, permitindo uma imagem mais clara.)

'Imediatamente eu avistei um ponto fraco de luz próximo à estrela', disse Neil Zimmerman, um estudante de graduação que estava então fazendo seu doutorado. com o Museu Americano de História Natural de Nova York, em uma história anterior da Space.com. 'Ninguém havia relatado este objeto antes, e ele estava muito perto de Alcor, então percebemos que provavelmente era uma estrela companheira desconhecida.'

Olhe alto no céu em direção ao nordeste nesta época do ano e você pode

Olhe alto no céu em direção ao nordeste nesta época do ano e você não pode perder a Ursa Maior. Conhecer o Big Bear (Ursa Maior) pode ser um pouco mais desafiador. Este mapa os mostra por volta das 20h. das latitudes centro-norte neste fim de semana.(Crédito da imagem: software Starry Night)

Mapas do céu e história

Nos Estados Unidos e Canadá, o cabo da Ursa Maior é a cauda do Urso, enquanto a xícara é o flanco do urso. Algumas lendas dos índios americanos dizem que a tigela da Ursa Maior é um urso e as estrelas do cabo são três guerreiros que o perseguem.

No Reino Unido e na Irlanda, é chamado de Arado. Essa ideia pode ter surgido de uma velha constelação nórdica que se acreditava representar uma carroça ou carruagem pertencente ao deus chefe, Odin, disse Tom Kerss, um astrônomo do Observatório Real de Greenwich.

Em dinamarquês, a constelação era chamada de 'Karlsvogna', que significa 'carroça de Charles' em inglês. Alguns textos do século 19 referem-se ao Arado com esse nome, disse ele. Em outras culturas, o asterismo é uma concha (China, Japão e Coréia), um cutelo (norte da Inglaterra), uma carroça (Alemanha e Hungria), uma panela (Holanda), uma rede de salmão (Finlândia) e um caixão (saudita Arábia).

A Ursa Maior foi uma parte importante da Ferrovia Subterrânea durante a Guerra Civil. Os escravos que fugiam do Sul foram instruídos a 'seguir a Cabaça Bebendo' para o Norte, de acordo com o site As constelações e suas estrelas .

“É uma ferramenta de navegação útil no hemisfério norte”, disse Kerss ao Space.com.

A Ursa Maior serve como um indicador para outros locais no céu. Uma expressão comum em astronomia é 'siga o Arco até Arcturus'. O 'arco' se refere ao cabo da Ursa Maior. Astrônomos amadores em busca da estrela vermelha brilhante Arcturus, que ancora a constelação de Boötes, podem encontrá-la usando o arco do cabo da Dipper para deslizar seus olhos pelo céu.

Além disso, as duas estrelas na borda externa da tigela - se você usá-las e projetar a linha 'para cima' em relação à parte inferior da concha - apontará para Polaris, a estrela do norte .