500.000 estrelas da Via Láctea brilham em um novo vídeo incrível

Vídeo do The Galactic Center Hubble

Esta imagem infravermelha do telescópio espacial Hubble da NASA / ESA mostra o centro da Via Láctea, a 27.000 anos-luz de distância da Terra. Usando os recursos infravermelhos do Hubble, os astrônomos foram capazes de espiar através da poeira que normalmente obscurece a visão desta região interessante. No centro deste aglomerado de estrelas nucleares - e também no centro desta imagem - o buraco negro supermassivo da Via Láctea está localizado. (Crédito da imagem: NASA, ESA e Hubble Heritage Team (STScI / AURA) Agradecimento: NASA, ESA, T. Do e A. Ghez (UCLA) e V. Bajaj (STScI))

Um novo vídeo de cair o queixo leva os espectadores a uma jornada épica pelo centro da Via Láctea, onde centenas de milhares de estrelas se acotovelam perto do buraco negro supermassivo da galáxia.

O novo Vídeo da Via Láctea , que definimos com a melodia cósmica 'Stars' de Grace Potter, mostra mais de 500.000 estrelas no aglomerado mais denso e massivo da galáxia, que fica próximo ao núcleo da Via Láctea. Essas estrelas foram fotografadas pelo icônico Telescópio Espacial Hubble, um projeto conjunto envolvendo a NASA e a Agência Espacial Européia (ESA).

'Esta região é tão compacta que é equivalente a ter 1 milhão de estrelas amontoadas no volume do espaço entre nós e Alpha Centauri, localizado a 4,3 anos-luz de distância,' funcionários da ESA disse em um comunicado .

'Bem no centro de nossa galáxia, este denso aglomerado de estrelas nucleares circunda o buraco negro supermassivo central da Via Láctea, conhecido como Sagitário A *, que sozinho tem cerca de 4 milhões de vezes a massa do Sol', acrescentaram os oficiais. (Este buraco negro não está visível no novo vídeo.)

Esta imagem infravermelha do telescópio espacial Hubble da NASA / ESA mostra o centro da Via Láctea, a 27.000 anos-luz de distância da Terra. Usando os recursos infravermelhos do Hubble, os astrônomos foram capazes de espiar através da poeira que normalmente obscurece a visão desta região interessante. No centro deste aglomerado de estrelas nucleares - e também no centro desta imagem - o buraco negro supermassivo da Via Láctea está localizado.(Crédito da imagem: NASA, ESA e Hubble Heritage Team (STScI / AURA) Agradecimento: NASA, ESA, T. Do e A. Ghez (UCLA) e V. Bajaj (STScI))

O vídeo do Hubble mostra muitas estrelas que não são visíveis a olho nu, devido à quantidade de poeira no centro da galáxia, mas que brilham na luz infravermelha.

Algumas estrelas no vídeo (mostradas em azul) estão na verdade em primeiro plano e não perto do centro da Via Láctea, que fica a cerca de 27.000 anos-luz da Terra. Outras estrelas (mostradas em vermelho) estão atrás da poeira ou embutidas nela. Mesmo com a visão infravermelha do Hubble, existem cerca de 10 milhões de estrelas no aglomerado que o telescópio não pode ver, disseram funcionários da ESA.

“Algumas nuvens extremamente densas de gás e poeira são vistas em silhueta, parecendo escuras contra as estrelas brilhantes de fundo”, escreveram funcionários da ESA. 'Essas nuvens são tão densas que mesmo a capacidade infravermelha do Hubble não consegue penetrá-las.'

O Hubble foi lançado em órbita em abril de 1990 e tem retornado imagens incrivelmente detalhadas do cosmos desde que os astronautas que viajaram no espaço repararam uma falha no espelho primário do telescópio em 1993. A longevidade do observatório permitiu aos astrônomos rastrear os movimentos de algumas das estrelas destacadas em o novo vídeo ao longo de vários anos, fornecendo informações sobre massa, estrutura e como a região foi formada, disseram funcionários da ESA.

Siga Elizabeth Howell @howellspace ou Space.com @Spacedotcom . Também estamos Facebook e Google+ . Originalmente publicado em Space.com .